Luz acaba no Arruda durante o segundo tempo de Santa Cruz x Sport e princípio de confusão acontece no gramado
O Santa Cruz se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido, por meio do presidente da Comissão Patrimonial, Adriano Lucena.
– Houve uma queda de tensão na fase R e a proteção elétrica do estádio agiu se desligando. Se todas as três fases estivessem caído, o gerador do Santa Cruz entraria em ação imediatamente – explicou Adriano, completando que a Neoenergia, concessionária de energia que atua em Pernambuco, foi à subestação para executar os reparos necessários.
PC de Oliveira explica protocolo de arbitragem em caso de queda de energia: “Se a luz não voltar, partida deve ser continuada no dia seguinte”
Em contato com a reportagem do ge, a Neoenergia informou que a interrupção no fornecimento foi motivada por problemas internos do Arruda e que a rede esteve funcionando normalmente.
Logo após o apagão, de acordo com o delegado da partida, Jorge Buregio, o eletricista do Arruda informou que esse tipo de problema seria normal e que a expectativa era de retorno da energia em 20 minutos. Foram necessários, no entanto, 26 minutos para o restabelecimento total das luzes dos refletores. Com o problema resolvido, o árbitro recomeçou a partida normalmente.
“O eletricista falou que é uma situação normal. A alta tensão fez o disjuntor do estádio disparar. A expectativa é que a energia do Arruda volte ao normal em 20 minutos”, afirmou o delegado do jogo, Buregio, ao repórter Diogo Marques, da TV Globo.
A falta de energia atingiu apenas os refletores do estádio. Nas demais áreas do Arruda, havia luz normalmente.
Clássico entre Santa Cruz x Sport recomeça mesmo sem totalidade dos refletores acesos
Apagão interrompe clássico entre Santa Cruz e Sport — Foto: Lílian Fonsêca
Parte interior do Arruda tem energia elétrica — Foto: Camila Sousa/ge
Confusão
Logo após o apagão, no campo, houve um início de confusão entre os jogadores, que foi rapidamente contornado. Com o passar do tempo, sem a volta da energia, os jogadores passaram a focar num aquecimento, com movimentação em campo.
Consultado, o comentarista de arbitragem da TV Globo, PC Oliveira, explicou como é o procedimento em caso de falta de energia no estádio.
– De acordo com o regulamento geral da Federação Pernambucana de Futebol, em caso de queda de energia, o árbitro deve aguardar por 30 minutos. Se ele tiver alguma informação dos administradores do estádio de que o problema pode ser solucionado, então o árbitro pode prorrogar esse prazo por mais 30 minutos. Se, por ventura, a iluminação não for restabelecida hoje, a partida deve ser continuada no dia seguinte às 15h ou em outro horário a ser definido pela organização do campeonato – explicou PC Oliveira.