O Botafogo pelo segundo ano seguido vai disputar a Taça Rio por ter ficado de fora das fases decisivas do Campeonato Carioca. Não dá para negar que a tocida preferia jogar as semifinais do Estadual. Mas a polêmica do momento é se o Botafogo deve ou não valorizar esta disputa. Vamos a isso então.
Deixemos de lado as jabuticabas criadas pela CBF para tentar salvar as federações e evitar que a água bata em sua canela. Coisas como condicionar a vaga na Copa do Brasil aos Estaduais. Situações patéticas que nos levam a ter times sem nenhum respaldo este ano no torneio e o Santos de fora, por exemplo. Mas vamos falar especificamente do futebol carioca.
MAIS! Botafogo não pode fechar os olhos para seu principal problema
Façamos um exercício de imaginação. Se fosse um time simpático aos grandes veículos de comunicação que disputasse a Taça Rio o tratamento seria o mesmo? A resposta é não. Com certeza a gente estaria vendo conteúdos enaltecendo o torneio: “Relembre finais marcantes da Taça Rio” ou algo na linha de “Grandes craques decidiram a Taça Rio”. Ou seja, se é a Taça Rio que o Botafogo vai disputar, que jogue bem e vença. Pois o deslize alvinegro é o desejo de muitos. A prioridade é a Libertadores, mas a Taça Rio pode ser vencida com o time alternativo.
MAIS! Reforços de peso e as surpresas de Textor no Botafogo
Botafogo e a falta de coerência na Taça Rio
Outro fator que deve fazer o Botafogo levar a Taça Rio com a devida seriedade é a falta de coerência da Ferj ao longo da história Hoje a Taça Rio não vale nada. Um dia Libertadores não teve validade nenhuma para os brasileiros, que jogavam o torneio com times reservas. Comecei a acompanhar futebol em uma época que as torcidas queriam ser campeãs do Estadual e sequer davam importância o Brasileirão.
MAIS! Botafogo e o risco de repetir o erro de um rival
Não estou dizendo que a Taça Rio vai ser o torneio mais importante do mundo ou do estado nos próximos anos. Mas pode ganhar a importância que a Taça Guanabara já teve, perdeu e curiosamente este ano voltou a ter para boa parte da imprensa carioca. É sempre bom ficar de olho. Se tem taça, o Botafogo precisa lutar para ganhar. Mesmo com seu time alternativo.