Na primeira competição disputada sob o comando do técnico Arthur Elias, a seleção brasileira tem a chance de conquistar um título inédito. Neste domingo, o Brasil enfrenta os Estados Unidos na final da Copa Ouro Feminina da Concacaf, às 21h15 (horário de Brasília), em San Diego. O ge acompanha a partida em tempo real.
Jogadoras do Brasil comemoram o primeiro gol na vitória sobre o México na semifinal da Copa Ouro — Foto: Omar Vega/Getty Images
Pela primeira vez, a Copa Ouro Feminina contou com participantes da Conmebol – as quatro melhores seleções da última Copa América foram convidadas para a competição. O Brasil chega à decisão com 100% de aproveitamento: venceu Porto Rico, Colômbia e Panamá na fase de grupos, depois bateu a Argentina nas quartas de final e o México na semifinal.
Arthur Elias aproveita a competição para fazer observações, pensando na montagem do elenco para os Jogos de Paris, no meio do ano – apenas 18 jogadoras poderão ser inscritas no torneio olímpico. Mas o treinador se mostrou satisfeito com o nível de competitividade apresentado até aqui e quer o título para coroar a campanha.
– Vamos entrar em campo no último jogo para ser campeões. Precisamos ter uma mentalidade vencedora. Aqui na Copa Ouro estamos ganhando corpo e consistência. Só tomamos um gol em cinco jogos e tivemos muito mais chances de fazer gols do que os adversários – afirmou Arthur Elias após a vitória na semifinal.
Assim como o Brasil, a seleção dos Estados Unidos também mudou de comando após fracassar na Copa do Mundo de 2023 – as americanas caíram nas oitavas, diante da Suécia, e pela primeira vez não alcançaram ao menos a fase semifinal de um Mundial.
Twila Kilgore assumiu interinamente a equipe após a saída de Vlatko Andonovski, treinador dos EUA na Copa. Mas nem mesmo um eventual título da Copa Ouro será suficiente para mantê-la no cargo. A US Soccer já contratou a inglesa Emma Hayes, atual técnica do Chelsea, para assumir a seleção em junho.
Brasil vence o México e vai à final da Copa Ouro contra os EUA
Estados Unidos x Brasil
- Local: Snapdragon Stadium, em San Diego, EUA
- Dia e horário: 10/03, 21h15 (horário de Brasília)
- Onde assistir: ESPN 4 e Star+ e tempo real no ge
Prováveis escalações
Brasil: Luciana, Antônia, Lauren e Rafaelle; Adriana, Duda Santos, Duda Sampaio, Ary Borges e Yasmin; Bia Zaneratto e Debinha. Técnico: Arthur Elias
EUA: Alyssa Naeher, Emily Fox, Naomi Girma, Tierna Davidson e Jenna Nighswonger; Lindsey Horan, Samantha Coffey e Korbin Albert; Alex Morgan, Trinity Rodman e Jaedyn Shaw. Técnica: Twila Kilgore