Campinense x Focus Sport, jogo-treino — Foto: Estefinho Francelino/Campinense
A situação do Campinense é delicada desde a pré-temporada. Acontece que a ausência de calendário nacional para 2024 desmanchou todo o elenco que disputou a Série D do Brasileirão no ano passado. Além disso, a demora na definição das eleições do clube criou um atraso na contratação da comissão técnica e do elenco.
Campinense voltou a vencer no Campeonato Paraibano na partida contra o Nacional de Patos — Foto: Estefinho Francelino
Os rumos do Campinense já podem ser definidos no jogo deste domingo (10), contra o Atlético-PB, no Amigão. O clube sertanejo já está rebaixado, pois perdeu 13 pontos por conta de uma escalação irregular no estadual.
Neste momento, o Campinense está dois pontos atrás do CSP, equipe que fecha o G-4. No entanto, outros dois times estão entre a Raposa e o Tigre: Nacional de Patos e Sousa. Além do jogo contra o Atlético-PB, o Rubro-Negro ainda terá o Clássico dos Maiorais, contra o Treze, na última rodada da 1ª fase.
Pensando, primeiro, no jogo contra o Atlético-PB
Se o Campinense perder, logo mais, para o Atlético-PB, e Nacional de Patos e Sousa vencerem seus jogos (contra Pombal e Botafogo-PB, respectivamente), então a Raposa já estará eliminada com uma rodada de antecedência e jogará contra o Treze apenas para cumprir tabela. É que, nesse cenário, o Rubro-Negro só poderá chegar, no máximo, a 11 pontos, e Botafogo-PB, Treze, Serra Branca, Nacional de Patos e Sousa já terão ultrapassado essa marca.
Assim, para evitar a eliminação precoce, o Campinense precisa vencer o Atlético-PB ou, se não conseguir isso, torcer para que Nacional de Patos e Sousa percam seus jogos contra Pombal e Botafogo-PB. Dessa forma, a definição sobre a situação da Raposa seria adiada.
Para conseguir se classificar
Num cenário mais tranquilo, o Campinense tem que vencer seus jogos contra Atlético-PB e Treze — para, assim, chegar aos 14 pontos —, mas ainda precisará torcer por uma combinação de resultados.
Com 14 pontos, a Raposa atingiria, no máximo, a terceira colocação, uma vez que Botafogo-PB e Treze, que são os dois primeiros colocados, já têm 16 e 15 pontos respectivamente. Ou seja, o Rubro-Negro teria que secar Serra Branca, Nacional de Patos e Sousa (o CSP não entra nessa lista porque só pode chegar, no máximo, a 13 pontos).
Vencendo seus dois jogos e chegando a 14 pontos, o Campinense precisaria que duas das situações abaixo acontecessem:
- o Serra Branca perder para o São Paulo Crystal na última rodada (e ainda iria para a disputa no saldo de gols: hoje o Carcará tem 4 e a Raposa tem -2)
- o Nacional de Patos, pelo menos, tropeçar (perder ou empatar) contra Pombal ou CSP (se o Naça vencer um e empatar o outro, ainda iria para a disputa no saldo de gols: hoje o Naça tem -1 e a Raposa tem -2)
- o Sousa tropeçar (perder ou empatar) em, pelo menos, dois dos três jogos que lhe restam, contra Botafogo-PB, São Paulo Crystal e Pombal (se o Dino empatar dois e vencer um, ainda iria para a disputa no saldo de gols: hoje o Dino tem 1 e a Raposa tem -2)
Ou seja, a classificação do Campinense para as semifinais, ainda é algo possível, mas não provável. E, ainda que pareceça complicado que a Raposa avance mesmo que vença os dois jogos que lhe restam, há a possibilidade de o time chegar ao mata-mata sem vencer essas duas partidas. Mas aí as probablidades caem muito.
Para evitar o rebaixamento
Se vencer o Atlético-PB logo mais, o Campinense, em tese, já estará livre do rebaixamento, já que não poderá mais ser alcançado pelo São Paulo Crystal (mesmo que o Tricolor vença o Sousa hoje) e nem pelo Trovão Azul. Mas, como pode ser que o clube de Cajazeiras recorra ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e recupere seus 13 pontos perdidos, o ideal mesmo é que a Raposa, para se livrar do rebaixamento já hoje, vença logo mais e conte tropeço (empate ou derrota) do Pombal contra o Nacional de Patos.
Mas vale lembrar que, se o Rubro-Negro não conseguir escapar do rebaixamento ainda neste domingo, ainda terá a última rodada para tentar evitar essa tragédia. E que, como está fora do Z-2, o time pode escapar mesmo sem vencer seus jogos, desde que seus concorrentes diretos contra a queda também não vençam.
Comissão técnica do Campinense observando a comemoração de um gol do Sousa contra a Raposa — Foto: Reprodução/TV Paraíba
O fato é que a situação do Campinense é mesmo bem complicada. E conseguir seu objetivo — seja avançar para as semifinais ou, pelo menos, evitar o rebaixamento — passa por fazer o seu dever de casa, a começar por vencer o Atlético-PB no Amigão, em jogo marcado para as 16h deste domingo.
*Estagiário sob a supervisão de Cadu Vieira