Pelo segundo ano seguido, o Botafogo ficou fora das semifinais do Campeonato Carioca. Assim, mais uma vez, o clube vai precisar disputar a Taça Rio, torneio disputado entre o quinto e o oitavo colocado da Taça Guanabara. O título em si não importa tanto para o Glorioso, que está focado na disputa da Copa Libertadores. No entanto, a Taça Rio ainda pode ser importante para o Botafogo em outros aspectos, principalmente em relação ao elenco do clube.
Neste domingo (10), o Botafogo encara o Sampaio Corrêa, às 16h (horário de Brasília), no Elcyr Resende, pelo jogo de ida das semifinais da Taça Rio. Mas, de olho no segundo jogo contra o Red Bull Bragantino, na próxima quarta-feira (13), em pela terceira fase da Copa Libertadores, o clube vai utilizar um time quase que totalmente reserva em Saquarema. E esta deve ser a principal função da Taça Rio para o Botafogo.
Rodar elenco e poupar para Libertadores
Desde o início da temporada, o Botafogo deixou claro que a prioridade do clube seria chegar na fase de grupos da Copa Libertadores. Assim, já era esperado que a comissão técnico poupasse jogadores antes dos duelos pelas fases prévias da competição continental. Dessa forma, apesar do vexame de ficar mais um ano fora dos quatro melhores do Carioca, o fato de não disputar clássicos facilita a opção do clube de usar uma equipe praticamente reserva na Taça Rio. Clássicos neste momento da temporada poderiam aumentar a pressão sobre o clube, ainda mais em caso de possíveis resultados negativos.
Para o duelo com o Sampaio Corrêa, por exemplo, o lateral-esquerdo Hugo foi o único jogador considerado titular na lista dos relacionados. Ele deve começar atuando neste domingo, ao lado de outros atletas considerados reservas. Até mesmo o goleiro Gatito Fernández será poupado, com Igo Gabriel recebendo uma oportunidade de atuar pelo clube.
Atletas relacionados para o jogo com o Sampaio Corrêa, neste domingo, no Elcyr Rezende. ⚽️📄 #VamosBOTAFOGO pic.twitter.com/vnPzsLYrsm
— Botafogo F.R. (@Botafogo) March 9, 2024
‘Minutagem para jovens e jogadores que pouco atuaram
Sem os titulares, o Botafogo vai usar a Taça Rio para dar minutagem para jogadores que pouco vem atuando em 2024 e também para jovens que passam pela transição para o elenco profissional. O clube já fez isso no clássico contra o Fluminense, na última semana, quando jogadores como o atacante Yarlen, de 18 anos, fez a sua estreia como profissional. Além dele, jogadores como Raí, Kauê e Emerson Urso também aproveitaram bem a oportunidade contra o Tricolor e podem, com a Taça Rio, ganhar mais espaço no elenco e no time principal.
A ideia da comissão técnica do Botafogo e da direção de futebol é deixar o elenco com ritmo de jogo para a sequência da temporada.
— Vamos pensar pelo lado positivo do jogo de domingo. Nós temos calendário muito cheio, então para ritmar jogadores que estão em baixa minutagem acho ótimo. Jogo de domingo é para isso. Fizemos isso contra o Fluminense, apareceram jogadores que torcedores talvez não conhecessem. Domingo vamos ter que usar novamente dessa estratégia, e isso valoriza plantel. Deixando o cara em condições para o próximo jogo. (…) Não é a equipe principal, mas é uma equipe que precisa de minutagem. Precisam ter isso. Quando acontecer suspensão ou opção minha, preciso desse cara em condições de jogo – afirmou o técnico interino Fábio Matias depois do jogo contra o Red Bull Bragantino, na última quarta-feira.
Vaga na Copa do Brasil de 2025
Fora dos quatro melhores do Campeonato Carioca, o Botafogo depende do título da Taça Rio para garantir uma vaga na Copa do Brasil de 2025 via Estadual. Caso não seja campeão do torneio, o Glorioso só conseguirá a vaga na próxima Copa do Brasil se também conseguir uma vaga na Copa Libertadores do próximo ano. Esse ponto também foi ressaltado por Fábio Matias.
— A Taça Rio tem um peso, tem a vaga na Copa do Brasil, precisa garantir isso de uma vez por todas. Temos que jogar todas as competições com nossa máxima energia para conquistar o resultado. Vamos com foco no jogo lá — disse Fábio Matias.
Provável escalação do Botafogo
Segundo o “ge”, o Botafogo deve entrar em campo contra o Sampaio Corrêa com: Igo Gabriel; Mateo Ponte, Bastos, Kawan e Hugo; Newton, Kauê e Raí; Diego Hernández e Émerson Urso e Janderson.
Gabriel Rodrigues
Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.