Atual campeão da SPFL e da divisão de elite do Brasileirão bate vencedor da D2 em kickoff sob muita chuva
A SPFL 2024 começou com um grande duelo entre os atuais campeões das duas divisões do Brasileirão de Futebol Americano sob muita chuva. Neste sábado (09), o Rio Preto Weilers (1-0) recebeu o Ocelots FA (0-1) no Campo do Distrito, em São José do Rio Preto, e em uma partida muito física, também por conta das condições climáticas, venceu o embate pelo placar de 16 a 6.
O kickoff da São Paulo Football League, que teve transmissão ao vivo no canal Golim Sports, no YouTube, com narração de Matheus Ornellas, da NFL Brasil, e comentários de Gabriel Golim, teve quase 13 mil visualizações totais, além de contar mais de mil pessoas vendo de forma simultânea. Isso só abrilhantou a partida neste encontro de campeões brasileiros.
Agora, o Rio Preto Weilers se prepara para enfrentar mais um grande adversário na SPFL 2024 em jogo contra o Guarulhos Rhynos, no dia 24 de março. Já o Ocelots FA encara o Sorocaba Vipers no mesmo dia. Ambas as partidas serão em Jundiaí e válidas pelo grupo A, que ainda conta com Guarani Indians e São Bernardo Avengers.
(Foto: Yan Barros/SPFL)
O Jogo
Mesmo com muita chuva, e o campo pesado, o primeiro quarto já começou quente e com os dois times buscando ajustes para a primeira partida do ano. O Rio Preto Weilers marcou o primeiro touchdown da SPFL em 2024 em jogada já na red zone, quando o quarterback Gabriel Werlang passou para o wide receiver Felipe “Minitron” pegar a boal na esquerda do campo de ataque, fitar para cima de dos defensive backs para escapar dos tackles e entrar na terra prometida. Contudo, o ponto extra não teve sucesso por conta do snap ruim, que ajudou nos desvio da bola pelo Ocelots: 6 a 0 para os donos da casa.
O placar só foi alterado no segundo período, quando os visitantes de Jundiaí responderam com forte jogo corrido em uma campanha em que conseguiu mover bem as correntes. O QB camisa 1 do time Esdras Zanata, o “Derão” contou com belos bloqueios e só parou dentro da end zone em corrida curta para empatar o duelo. Mas no XP a história se repetiu com um bad snap e o holder do Ocelots FA teve de sair de campo para deixar tudo em 6 a 6.
Só que a resposta do Weilers foi imediata. Na campanha seguinte, antes do jogo ir para o intervalo, o time rio-pretense voltou a frente do marcador com um field goal de 35 jardas com o kicker Diego Scarpim para assumir a liderança por 9 a 6 mesmo com a chuva.
Na volta dos vestiários, o terceiro quarto foi essencial para definir o placar final do jogo, até por conta das condições climáticas e da fisicalidade do embate. O Rio Preto Weilers conseguiu mover as correntes logo no primeiro drive do ataque e chegou na entrada da terra prometida. Com a bola na linha de duas jardas, restou ao running back Vini Gabriel contar com bons bloqueios, se livrar bem dos tackles pelo meio da linha e anotar o touchdown. Dessa vez o ponto extra foi concluído no chute do Scarpim: 16 a 6.
A partir daí, o confronto ficou muito truncado, com ambos os lados trocando posses de bola. No quarto período, o Ocelots até chegou no campo de ataque, mas a defesa do Weilers conseguiu conter o rival a uma tentativa de FG, mas o chute de mais de 40 jardas não chegou no “Y”. Com a posse, os donos da casa conseguiram gastar bem o relógio até chegar em posição de chute, mas Diego Scarpim não teve sucesso no chute também de 40 jardas, mas com sua defesa garantindo a vitória no kickoff da SPFL 2024 após conseguir a interceptação e deixar para unidade defensiva gastar o tempo restante de jogo.