Um ano após aquela prova, ficou comprovado que Nelsinho Piquet bateu de propósito para causar um Safety Car e beneficiar seu então companheiro Fernando Alonso, que venceu a prova. Mesmo com isso sendo comprovado, o resultado foi mantido.
Como o caso é visto na F1?
É difícil encontrar quem entenda que o título deva mudar de mãos, já que a armação da equipe Renault afetou a todos igualmente. Não há histórico, na F1, de cancelar corridas quando há irregularidades. O procedimento usado é a desclassificação de pilotos e equipes. Caso Alonso for desclassificado, a vantagem de Hamilton sobre Massa no final do campeonato seria maior.
Mas há resultados cancelados e perda de pontos em outros esportes, como no futebol italiano, por exemplo, quando ficou comprovado que houve manipulação de resultados.
Massa pode, também, focar na compensação financeira, mesmo se não houver revisão do resultado em si. E essa é a possibilidade vista como a mais plausível quando se fala sobre o assunto dentro do paddock da F1.
Pode ser difícil, contudo, provar que se tinha elementos suficientes para abrir uma investigação antes do final do campeonato de 2008. Personagens centrais na história (Max Mosley, então presidente da FIA, e Charlie Whiting, então diretor de provas) já faleceram. Ecclestone, um dos processados, está com 93 anos.