Em 11 de março de 2022, o Botafogo tornou-se oficialmente uma SAF (Sociedade Anônima de Futebol), com o empresário norte-americano John Textor como acionista principal. Nesta segunda (11), o clube celebrou os principais feitos alcançados neste período, destacando o retorno da equipe à Copa Libertadores após sete anos.
- Siga o canal Itatiaia Esporte no Whatsapp e receba as principais notícias do dia no seu celular.
A média de público em 2023 (19.939 torcedores pagantes e 21.893 presentes) também foi a maior do clube nos últimos anos e entrou na lista de avanços, assim como o crescimento do número de sócios-torcedores (recorde de 62 mil em 2023) e contratação de Luiz Henrique, a maior da história do futebol nacional, segundo o clube.
MUITA CONFUSÃO NA SAÍDA DO MAZZUCO DO ESTADIO!
Ele respondeu os torcedores que criticavam o trabalho dele e gerou uma confusão sem fim pic.twitter.com/6HVYdUeei8
— Fogão do Meu Coração (@FdmcOficial) March 10, 2024
Com a aquisição de John Textor, há dois anos, o Botafogo passou a fazer parte da Eagle Football Holding, rede multiclubes do empresário norte-americano que também é sócio do Molenbeek, da Bélgica, Crystal Palace, da Inglaterra, e Lyon, da França.
Os avanços fora de campo também foram exaltados. O clube, por exemplo, obteve a aprovação do plano de recuperação extrajudicial para quitação do passivo histórico de natureza cível na ordem de R$ 400 milhões.
Os principais avanços destacados pela SAF após dois anos da aquisição:
- Retorno à Libertadores
- Maior média de público dos últimos anos
- Maior contratação da história do futebol brasileiro
- Retorno do futebol feminino à elite
- Número recorde de sócios Camisa 7
- Destaques da base no time principal
- Lançamento do uniforme Reebok
- Novos acordos comerciais
- Melhoria na infraestrutura do Nilton Santos
- Inauguração da Botafogo Store em General Severiano e no Barra Shopping
- Reforma do gramado do Estádio Nilton Santos
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.