-
ESPN.com.br
11 de mar, 2024, 13:48
O Corinthians foi eliminado na primeira fase do Paulistão. Além de todo o prejuízo financeiro na atual temporada, o clube do Parque São Jorge agora faz as contas para evitar um buraco em 2025 sem a Copa do Brasil.
Para se classificar à próxima Copa do Brasil sem depender de ninguém, o clube precisa conquistar resultados expressivos nas principais competições de 2024: o título da atual Copa do Brasil, da CONMEBOL Sul-Americana deste ano ou a classificação para a CONMEBOL Libertadores 2025 através do Campeonato Brasileiro. Atingindo uma dessas metas, o Corinthians evita o vexame de ficar fora do principal mata-mata do país.
Isso acontece após o insucesso no Paulistão deste ano. Com a mudança do critério para as vagas da Copa do Brasil via Estadual, o Corinthians agora pode ficar de fora da competição nacional de 2025, assim como aconteceu com o Santos na atual temporada.
Como é a distribuição de vagas via regional? A Federação Paulista tem direito a seis vagas na Copa do Brasil, com cinco delas preenchidas conforme a tabela do Campeonato Paulista. Os semifinalistas garantem a classificação e, além deles, o time de melhor campanha que for eliminado nas quartas de final fica com a última vaga.
A sexta vaga destinada a um clube paulista é disputada através da Copa Paulista. O Timão tem a opção de participar do torneio, mas ainda não se manifestou. Sua última participação foi em 2019, com a equipe sub-23.
O Brasileirão tem início em abril e premia com vagas para disputa da CONMEBOL Libertadores os seis primeiros colocados. Esse número pode aumentar caso algum time conquiste a Copa do Brasil, Libertadores, Sul-Americana e também fique entre os seis primeiros colocados. Neste cenário, novas vagas seriam abertas de acordo com a classificação.
Se não atingir uma das metas necessárias e precisar ‘depender’ dos rivais paulistas Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo, o Corinthians precisa torcer para que um deles garanta vaga na Copa do Brasil de 2025 via Paulistão e consigam outra vaga via Brasileirão. Para isso, é necessário primeiro que avancem à semifinal.
Se Palmeiras, Bragantino e São Paulo garantirem vaga na semifinal do Paulista e conquista um título com Libertadores ou Copa do Brasil, ou ficarem entre os seis primeiros colocados no Brasileirão, o clube do Parque São Jorge pode garantir a classificação para a Copa do Brasil com a abertura de mais vagas via competição nacional.
Na próxima quinta-feira, às 20h (de Brasília), no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, o Corinthians enfrenta o São Bernardo em jogo único e eliminatório, válido pela segunda fase da Copa do Brasil. Em caso de empate no tempo normal, a definição do classificado será nos pênaltis.