Selelão Brasileira em 1970, considerada a melhor de todos os tempos (Foto: Reprodução)
Na Copa do Mundo de 1970, no México, a Seleção Brasileira já fazia um feito histórico ao conquistar o Tricampeonato. Porém, foi nesta mesma Copa, que grandes como Pelé escreveram o seu nome na chamada melhor seleção de futebol de todos os tempos. O reconhecimento veio pela revista World Soccer, uma das mais renomadas no esporte, após o desempenho extraordinário da equipe de Zagallo, ícone brasileiro no esporte.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Como estão os jogadores da Seleção Brasileira do Penta, 22 anos depois
A grande participação na Copa de 1970 fez ainda com que o Brasil ganhasse a posse definitiva da Taça Jules Rimet, uma das peças mais surpreendentes de todo a história esportiva. Mas, como estão os jogadores do Tri da Seleção Brasileira? O que fizeram depois da Copa? Permanecem vivos ou apenas deixam saudades para os amantes do futebol? Confira a seguir algumas respostas para estas perguntas e ainda confira o elenco completo da equipe.
Como estão os principais jogadores da Seleção Brasileira Tricampeã
Continua depois da publicidade
Pelé
O craque Pelé é lembrado por muitos pela campanha sensacional na Copa de 70. Na época, Pelé tinha 29 anos e já era considerado um dos maiores atacantes e jogadores de todos os tempos. Marcou, no México, 6 gols com a camisa do Brasil. Depois de encerrar a carreira como jogador, Pelé seguiu atuando no esporte, chegando a ser embaixador mundial do futebol e Ministro do Esporte, em 1995, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Morreu em dezembro de 2022, aos 82 anos.
Tostão
Tostão, um dos nomes mais conhecidos do futebol, estana na Copa de 70. Na época, com apenas 23 anos, foi o maior artilheiro pela Selação com 10 gols. Inaugurou a função de “falso 9”, até hoje comentada, que tnta deixar a defesa do adversário desprevenida quanto a entrada do jogador. Com 77 anos em 2024, é colunista esportivo e escreve para o jornal Folha de S.Paulo.
Rivellino
Quem foi destaque no meio-campo foi Roberto Rivellino, outro grande nome da Copa de 70. E apesar de garantir a bola para que os atacantes marcassem, fez um gol no México pelo Brasil, aos 24 anos durante o torneio mundial. Ficou famoso por jogar no Corinthians, tanto que possui homenagens e um busto feito para ficar no estádio do time. Atualmente, segue no esporte e é comentarista esportivo na TV Cultura.
Jairzinho
Jairzinho é mais um grande nome do futebol que estava na Copa de 70, e que jogou com apenas 23 anos. Apesar de já ter um apelido, ganhou mais um pela sua atuação: Furacão da Copa. Isso porque, ele marcou gols em todas as partidas que jogou pela Seleção. Até hoje, nenhum outro jogador brasileiro igualou essa marca. A homenagem foi paga pela torcida e fica ao lado das estátuas de Garrincha e Nílton Santos. Completa 80 anos em 2024 e atualmente, está aposentado após atuar como técnico
Continua depois da publicidade
Zagallo
Mário Jorge Lobo Zagallo enfrentou um dos seus maiores desafios profissionais em 1970. Isso porque asumiu o posto de comandante único da Seleção Brasileira após João Saldanha iniciar os trabalhos como auxiliar técnico. Porém, o relacionamento conturbado com Pelé fez tudo mudar e Saldanha não completou o trabalho. Zagallo é um dos poucos jogadores no mundo que conquistou uma Copa como jogador e como técnico, por isso, é tão emblemático e lembrado.
O técnico ainda comandou a equipe brasileira em 1974 e 1998, quando conquistou o 2º lugar. Depois da aposentadoria, Zagallo seguiu atuando no futebol como comentarista e como um representante da história do futebol brasileiro. Nascido em 1931, tinha apenas 38 anos quando ganhou o Tricampeonato da Seleção. Morreu no início de 2024, aos 92 anos.
Elenco da Seleção Brasileira na Copa de 1970
Além dos craques destacados, a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970 contou com um elenco incrível. Confira a seguir todos os convocados:
- Goleiros: Félix, Ado e Leão
- Zagueiros: Brito, Piazza, Joel Camargo e Wilson Piazza
- Laterais: Everaldo, Zé Maria, Marco Antônio e Carlos Alberto Torres
- Meio Campo: Clodoaldo, Gérson, Rivellino, Pelé, Piazza, Dirceu e Paulo Cézar Caju
- Atacantes: Jairzinho, Tostão, Pelé, Roberto Miranda, Edu e Dario
- Técnico: Zagallo
- Auxiliar Técnico: João Saldanha (inicialmente) / Zagallo (após a saída de Saldanha)
Continua depois da publicidade
Leia também
Os 20 fatos icônicos do esporte que marcaram a história mundial