Rio de Janeiro, RJ, 12 (AFI) – A Portuguesa-RJ batalhou no Luso Brasileiro, mas acabou eliminada na segunda fase da Copa do Brasil nesta terça-feira. Depois de um empate sem gols com o Cuiabá-MT, a partida foi para os pênaltis, onde os cariocas desperdiçaram duas de suas cinco cobranças, e os quatro cobradores mato-grossenses converteram, garantindo vitória por 4 a 3.
Eliminado na segunda fase depois de derrubar o Audax Rio-RJ na estreia, a Lusa assegurou premiação de R$ 945 mil, por ser um clube de Série D no Campeonato Brasileiro. Classificado mais uma vez depois de também ter passado pelo Real Noroeste-ES, o Dourado no mínimo receberá R$ 2,205 milhões de premiação na Copa do Brasil.
PORTUGUESA SE DEFENDENDO
Durante minutos estudados, o início do confronto no Luso Brasileiro foi bastante brigado, mas sem nenhuma finalização de ambos os concorrentes por uma vaga na terceira fase. A Portuguesa se ajustava atrás mas pouco gerava perigo, enquanto o Dourado passou a criar, mas ainda pecando muito no último terço.
O Cuiabá trabalhou bem a bola aos 31 minutos, quando Deyverson desviou de cabeça para Isidro Pitta, que dominou e devolveu de calcanhar. O camisa 16 tentou finalizar, mas no último instante Joazi apareceu para travar e garantir escanteio para o adversário. Bruno Alves também teve chance de cabeça, mas desequilibrado acabou desperdiçando.
Nos acréscimos, Deyverson recebeu no pivô e de primeira lançou Pitta na linha de fundo. O atacante cruzou na entrada da pequena área, e depois de saída ruim do goleiro Bruno, Ronaldo travou a finalização de Derik e impediu o primeiro gol do confronto.
JOGO MELHOROU, MAS TUDO ZERADO
A segunda metade começou mais elétrica. Wellington teve a primeira oportunidade logo no início, em finalização de fora, e depois de desvio no pé de Lucas Fernandes, Walter agarrou. A oportunidade seguinte foi do Cuiabá, quando Matheus Alexandre cruzou rasteiro da direita, a defesa furou e Deyverson dominou para finalizar, mas acabou chutando fraco e facilitando para o goleiro.
Aos 15 o Cuiabá teve grande contra-ataque quando Walter agarrou na área e rapidamente quebrou a bola para frente. Depois que Rodolfo Filemon desviou para trás, Deyverson ficou com ela e finalizou no cantinho, mas Bruno se atirou e defendeu.
Aproveitando a bobeada de Ramon, Vinícius Garcia roubou a bola e rapidamente cruzou da direita para a entrada da pequena área. Restando dois minutos para o fim do jogo, Patrick Carvalho apareceu só para completar e decretar a classificação da Portuguesa, mas o atacante escorou de peito e acabou jogando a maior oportunidade do jogo por cima do gol.
A Portuguesa começou a disputa de pênaltis, e não abriu bem, já que Anderson Rosa carimbou a trave. Na sequência, Deyverson, Fernando Sobral, Clayson e Filipe Augusto converteram para o Cuiabá, enquanto Wiliam, Rodolfo Filemon e Patrick Carvalho acertaram suas cobranças pelo lado da Lusa. Na última oportunidade, Lucas Santos parou em Walter, e o Dourado avançou com vitória por 4 a 3.
TERCEIRA FASE
O Cuiabá foi o sexto clube a garantir vaga na terceira fase da Copa do Brasil a partir da disputa da segunda fase, sendo o 18º a alcançar esta etapa, já que outros 12 clubes já tinham classificação por outros caminhos. Agora, o time Mato-Grossense aguarda o sorteio para conhecer seu próximo adversário.
Confira também:
- Imune! Zagueiro da Portuguesa-RJ recebe 2 amarelos e não é expulso de jogo da Copa do Brasil, veja
- Gaúcho: Internacional sonda goleiro destaque do Paranaense pelo Azuriz
- Paulista A4: Francana anuncia retorno de destaque da base
- Copa do Brasil: Palacios treina e pode reforçar Corinthians; Coronado e Fausto são dúvidas
- COPA DO BRASIL SUB-17: Cruzeiro goleia o Goiás e avança às quarta de final