A exatamente um mês do início do Brasileirão 2024, que começa em abril, e em clima de reta final dos estaduais, o Ranking dos Campeões do Século XXI, traz as duas mais recentes atualizações decorrentes dos títulos das Copas disputadas em fevereiro deste ano, bem como detalha a pontuação a ser atribuída para três novas competições criadas.
O título da Recopa Sul-Americana, conquistado pelo Fluminense no dia 29 de fevereiro de 2024, por exemplo, rendeu mais 320 pontos ao Tricolor Carioca, que chegou à 8ª posição do Ranking. Com 1.592 pontos, a equipe das Laranjeiras também encostou no Santos e pode ultrapassar o Alvinegro Praiano, caso conquiste o tricampeonato do Carioca e o Peixe não vença o Paulistão.
A vitória do Flu por 2 a 0 no Maracanã, com dois gols de Jhon Arias, encerrou ainda um tabu de equipes brasileiras contra a LDU, do Equador, em decisões de competições sul-americanas. A equipe de Quito foi a algoz do Fortaleza na final da Copa Sul-Americana de 2022.
Quem também somou pontos importantes no início da temporada de 2024, foi o São Paulo que bateu o rival Palmeiras na decisão da Supercopa do Brasil e somou mais 144 pontos, sendo a quinta equipe brasileira a superar a marca dos 3 mil pontos no Ranking.
Com 3.068 pontos, para ser mais preciso, o Tricolor Paulista encostou no 4º colocado, o Flamengo, que soma 3.124, e até mesmo no 3º colocado, o Internacional, que acumula 3.180 pontos.
Isso significa que qualquer conquista nacional ou internacional do time do Morumbi na temporada, desde que não venha acompanhada de conquistas do Fla e do Inter, pode levar a equipe paulista ao pódio do Ranking.
Seus rivais estaduais Corinthians e Palmeiras seguem liderando com, respectivamente, 3.656 e 3.376 pontos.
O cenário pelos campeonatos estaduais
Com os campeonatos estaduais em andamento, o Ranking dos Campeões do Século XXI deve sofrer algumas alterações em meados de abril. Esse tipo de competição vale 8 pontos.
Já as divisões inferiores dos estaduais valiam de 1 (no caso da 4ª divisão do Paulista) a 4 pontos (no caso das segundas divisões estaduais). Contudo, a partir deste ano, o futebol de São Paulo passou a contar com uma divisão a mais. A 5ª divisão vai valer 0,5 ponto no Ranking.
Entre as equipes cearenses, o Fortaleza, atual 19º colocado, com 280 pontos, pode empatar com Botafogo e Sport na 17ª posição, caso vença o estadual pela sexta vez consecutiva e seus rivais diretos não conquistem os torneios Carioca e Pernambucano, respectivamente.
Já o Ceará, atual 38º colocado, com 112 pontos, não muda de posição, mas desempata com o Náutico, caso interrompa a sequência de títulos cearenses do Leão do Pici e o Timbu não conquiste o Pernambucano.
Por sua vez, o Ferroviário, que está na 46ª posição, com 76 pontos, pode avançar uma colocação e empatar com o Boa Esporte (MG).
Outras competições
As Copas Verde e do Nordeste, que valem 16 pontos, têm finais previstas para maio e junho, respectivamente. A Série D, que vale 32 pontos tem sua final prevista para setembro, enquanto a Série C, que vale 64 pontos, deve terminar em outubro.
Já a Série B, que vale 128 pontos; a Copa do Brasil, que vale 192 pontos; a Copa Sul-Americana, que vale 384 pontos; e a Copa Libertadores, que vale 512 pontos, terminam em novembro. O Brasileirão, que vale 256 pontos, tem sua última rodada prevista para dezembro.
A nova competição criada pela Fifa, a Copa Intercontinental também deve ser realizada no último mês de ano e terá formato semelhante ao Mundial de Clubes, mas com a equipe europeia entrando apenas na final. Para efeitos do Ranking dos Campeões, a competição valerá 768 pontos, no caso de conquista brasileira.
Por fim, o Super Mundial, com 32 clubes, que deve ser realizado nos Estados Unidos em 2025 e já tem previstas as participações de Palmeiras, Flamengo e Fluminense, valerá 2048 pontos caso uma equipe brasileira se sagre campeã.