- Os controles fora de competição são realizados com o objetivo principal de proteger a saúde dos jogadores.
- Foram coletadas 80 amostras dos clubes sul-americanos participantes da Fase Final.
A Unidade Antidoping da CONMEBOL realizou pela primeira vez na história do torneio, controles antidoping fora de competição em todo o elenco dos times classificados para a Fase Final da CONMEBOL Libertadores Sub-20 2024, que está sendo disputada no Uruguai.
Com um total de 80 amostras de urina coletadas, o Plano de Controle Antidoping realizado pela CONMEBOL incluiu testes fora de competição nos quatro clubes que se classificaram para a Fase Final.
O Plano de Controles Antidoping consiste no uso de inteligência nos controles antidoping realizados pela CONMEBOL, por meio de análise de desempenho dos jogadores e do rastreamento do paradeiro das equipes em um determinado período de tempo.
Lembrando que, de acordo com o Regulamento Antidoping da CONMEBOL, os controles fora de competição podem ser executados a qualquer momento e lugar, sendo o principal objetivo desses testes o de proteger a integridade física dos jogadores e garantir o jogo limpo – Fair Play – em todos os torneios.
Vale ressaltar que, para que essa atividade fosse realizada de forma tão satisfatória, houve excelente colaboração dos quatro clubes, jogadores, equipe médica e técnica.
CONMEBOL.com