O Atlético avançou pela contratação do meia-atacante Robert Santos, de 20 anos, do Athletic. Especialmente nesta quarta-feira (13/3), as conversas caminharam para um desfecho positivo entre as partes, e a tendência é que o jovem seja anunciado como novo reforço do Galo nos próximos dias.
Robert deve ser contratado pelo Atlético por meio de um empréstimo, válido até dezembro de 2024, com opção de compra ao fim do vínculo. A informação do avanço das conversas foi noticiada pelo portal Fala Galo e confirmada pelo No Ataque na noite desta quarta-feira.
O clube da capital enfrenta grande concorrência por Robert. Ao menos dois clubes da Série A do Campeonato Brasileiro também tiveram tratativas formais para tentar contratar o garoto.
Atlético e Athletic devem chegar a um acordo pela cessão temporária do jogador em negociação com valores inferiores a R$ 1 milhão. De maneira oficial, como de costume, o Galo não comenta as conversas.
O meia-atacante tem o perfil prioritariamente procurado pela Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Atlético no mercado da bola: atleta jovem, com bom potencial de retorno técnico e financeiro. Ainda em delicada situação orçamentária, o clube mineiro espera evoluir no quesito vendas de jogadores e diminuir as distâncias para os principais concorrentes nos valores das negociações de saída.
Embora a janela de transferências tenha se encerrado em 7 de março, o Galo se apoia em uma cláusula do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas para regularizar possíveis novos reforços. Entre os dias 1° e 19 de abril, clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro terão a oportunidade de contratar e registrar jogadores que tenham sido inscritos em algum estadual – caso de Robert.
Trajetória de Robert
Robert Santos ainda não havia atuado como profissional antes da chegada ao Athletic. Ele teve passagem pelas categorias sub-15 de Jacuipense e Vitória; pelo sub-17 do Palmeiras; pelo sub-20 e pelo sub-23 do Bahia, e, por fim, pelo sub-23 do Portimonense, de Portugal.
No Verdão, inclusive, o meia-atacante chegou a dividir vestiário com o atacante Endrick, maior revelação do Palmeiras nos últimos anos. O ex-colega de Robert foi vendido para o Real Madrid, da Espanha.
Neste ano, com nove jogos disputados, o jovem se destacou pelo Athletic, que jogará a Série C do Campeonato Brasileiro. Um de seus quatro gols na temporada foi marcado na vitória do Esquadrão de Aço sobre o Volta Redonda, por 1 a 0, que valeu classificação à segunda fase da Copa do Brasil.
- Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!