Fotos: Miriam Jeske/CBTM e Mauricio Val/Fvimagem
A equipe brasileira adicionou, pelo menos, mais quatro medalhas no Aberto Paralímpico de tênis de mesa em Costa Brava, na Espanha. Após as definições das disputas individuais, esta quarta-feira (13) marcou a abertura das partidas de duplas. O primeiro ouro brasileiro no evento veio na classe XD10, com Lucas Arabian e Joyce Oliveira.
A disputa da classe XD10 aconteceu em formato de grupo único. Jogando contras três parcerias, Lucas Arabian e Joyce Oliveira conquistaram o ouro com uma campanha invicta. Eles bateram as duplas formadas por Dashun Zhan (CHN)/Caroline Odaia Tabib (ISR), Ningning Cao (CHN)/Sunghye (COR) e Kiyoung Kim (COR)/Mi Hyeon An (COR).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Medalhas garantidas
Começando pela dupla 100% brasileira formada por Jennyfer Parinos e Bruna Alexandre. Competindo na classe WD20, elas terminaram a fase de grupos com duas vitórias em três partidas. Garantindo a segunda posição da chave, Jennyfer e Bruna jogam contra as australianas Lei Lina e Melissa Tapper nesta quinta-feira (14) por uma vaga na final.
Nas duplas mistas da classe XD7, o Brasil contou com Thais Severo e Marliane Santos jogando com parceiros de outras nacionalidades. Marliane fez parceria com o norte-americano Jenson Van Emburgh e foi segunda colocada no grupo 1 com uma vitória para se garantir no confronto contra os sul-coreanos Youn-gun Kim e Mi Gyu Lee válido pela semifinal. No outro lado da chave, está Thais e o eslovaco Boris Trávníček jogando contra Jung-gil Kim e Jiyu Yoon, também da Coreia do Sul. Eles também passaram da primeira fase após vencer um jogo.
Na classe WD5-10, Joyce Oliveira e Thais Severo Thais lideram a disputa em grupo único. Contudo, as duas têm um jogo a mais do que a dupla formada por Marliane Santos e a sul-coreana Yoon Jiyu. Dessa forma, a definição dos lugares no pódio acontecem nas últimas rodadas desta quinta-feira.
Brigando por pódio
Além disso, o Brasil ainda pode faturar outras medalhas no Aberto Paralímpico de tênis de mesa da Espanha. Na Classe MD8, Lucas Arabian e o polonês Maciej Nalepka estão nas quartas de final. Israel Stroh e Jennyfer Parinos, assim como Paulo Salmin e Bruna Alexandre, estão na mesma fase da classe XD14-17.
Danielle Rauen e o francês Mateo Boheas estão a uma vitória de chegar às semifinais da classe XD20. Para isso, eles precisam vencer a última partida da fase de grupos. Três duplas que tinham brasileiros envolvidos caíram antes de chegarem ao mata-mata. Foram elas: Iranildo Espíndola e Guilherme Costa, na Classe MD4; Paulo Salmin e Israel Stroh, na Classe MD14; e Sophia Kelmer e Camelia Ciripan (Romênia), na Classe WD14.
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)