Torcida do Atlético de Madrid chama Vinicius Jr de chimpanzé antes de duelo na Champions
De acordo com a imprensa espanhola, não interfere o episódio ter acontecido em um campeonato não organizado pela La Liga. A entidade espanhola pretende agir “para que o futebol seja um espaço livre de ódio” e que “vai perseguir essas atitudes seja qual for a competição”.
Segundo o jornal “As”, o grupo de torcedores puxou o canto contra Vini Jr. enquanto aguardava a chegada do ônibus do Atlético de Madrid, fazendo um corredor com sinalizadores e fumaça. Quando a torcida puxava um canto para exaltar o clube (“Alé, alé, alé, Atleti te amo, contigo até o final”), alguns torcedores mudaram a letra para ofender o brasileiro.
– Alé, alé, alé, Vinicius chimpanzé – gritaram.
Vinicius Junior ergue punho contra racismo em jogo do Real Madrid contra Valencia — Foto: Alex Caparros/Getty Images
Essa não foi a primeira vez que Vinicius Junior foi alvo de racismo no ambiente do Metropolitano, estádio do Atlético de Madrid, rival local do Real. Em setembro de 2022, por exemplo, o brasileiro foi chamado de macaco durante o clássico madrilenho no estádio. Na atual temporada, também houve um episódio de preconceito contra o atacante, novamente chamado de macaco, mas na chegada do Real Madrid ao Metropolitano.
Gringolândia: caso Vinicius Junior é histórico na luta contra o racismo
Vinicius Junior foi vítima de racismo inúmeras vezes nos últimos anos na Espanha. A luta do brasileiro contra a discriminação ganhou maior dimensão após ele não aceitar os insultos recebidos em jogo contra o Valencia, no Mestalla, no dia 21 de maio do ano passado. O caso ganhou grande repercussão, provocou a reação da LaLiga e gerou um processo na Justiça Espanhola, ainda aberto.