Bragantino 1 x 1 Botafogo | Melhores momentos | CONMEBOL Libertadores 2024
De lesões para jogadores que foram contratados para serem titulares a um treinador interino no comando, o sofrimento durou até o último minuto – Gatito Fernández fez defesa milagrosa em chute de Helinho na pequena área aos 50 minutos do segundo tempo, para se ter ideia.
Além de Aurora, da Bolívia, e o Massa Bruta, o Botafogo também superou percalços para chegar até a fase de grupos da Libertadores.
Saída de Tiago Nunes
Apesar do final feliz, a pré-Libertadores começou com um empate amargo em Cochambamba para o Aurora. Com resquícios de 2023, o Alvinegro levou um gol nos acréscimos e saiu da Bolívia com 1 a 1, pelo jogo de ida da segunda fase, no placar.
No dia seguinte, na chegada ao Brasil, Tiago Nunes foi demitido. O começo da temporada havia sido de altos e baixos, com o time sofrendo com gols nos fins dos jogos.
Tiago Nunes faz gesto de “chororo” para técnico do Aurora antes de ser expulso; assista
Lesões
Ao mesmo tempo, o Botafogo sofria com problemas físicos a jogadores que chegavam com expectativas de serem importantes. Jeffinho, John e Luiz Henrique se lesionaram em partidas do Campeonato Carioca e sequer entraram em campo pela Libertadores.
Luiz Henrique, inclusive, foi a maior contratação do futebol brasileiro em valores nominais. Havia a expectativa de o camisa 99 ser a referência técnica da equipe, mas ele se lesionou ainda na segunda partida como jogador do Alvinegro.
John foi outro que não conseguiu mostrar muita coisa, se machucando também com dois jogos. Jeffinho, por sua vez, foi um dos melhores jogadores do Botafogo no início da temporada – ainda sob o comando de Tiago Nunes, ele marcou três gols em seis jogos.
A tendência é que os atacantes estejam à disposição em breve, já na próxima semana. O caso do goleiro ainda é mais complicado, mas ele deve participar dos jogos da fase de grupos, no começo de abril.
luiz henrique, botafogo, carioca, maracanã — Foto: André Durão
Comando interino
Fábio Matias foi o escolhido para guiar o Botafogo. Contratado como auxiliar permanente no começo de janeiro, ele assumiu o time de forma interina após a saída de Tiago Nunes. Internamente, o trabalho do paulista passou muito por trazer a confiança dos jogadores de volta e colocar uma ideia de jogo baseada na pressão e energia.
Deu certo: até agora, são seis jogos e seis vitórias no comando do time profissional. Apesar de ambas as partes manterem o discurso de que Fábio não será efetivado – e o próprio plano do técnico é seguir como auxiliar -, a presença dele trouxe o “fato novo” ao Alvinegro.
– Estamos reconstruindo tudo. Se tivesse uma proposta do Botafogo há três ou quatro anos eu talvez não aceitaria. Hoje eu aceitei com muita firmeza e é o melhor lugar em que já trabalhei. Tem um cara que tem uma cabeça de muita firmeza, que é o John. Peço paciência ao torcedor, sei o quanto o torcedor sofreu, faz parte. Mas estamos em um processo de reestruturação, tem muita coisa boa envolvida – afirmou.
Antes do Alvinegro, Matias trabalhou no time B do Bragantino. O paulista foi um dos principais treinadores do cenário do futebol de base no país nos últimos anos.
Bastidores agitados
A declaração resultou na abertura de um inquérito do STJD, que deu um prazo de três dias para o norte-americano mostrar as evidências. O norte-americano, por meio de advogados, enviou uma carta afirmando que só passará as provas para a Justiça Comum.
O noticiário pré-jogo foi dominado por Textor, mas as declarações não entraram no vestiário. Após o jogo, inclusive, o norte-americano fez uma chamada de vídeo com o elenco para comemorar a classificação.
Botafogo comemora classificação na Libertadores — Foto: Vítor Silva/Botafogo
Um a menos
Com todos os percalços, o jogo decisivo não poderia ter sido tranquilo. Ainda na parte inicial do segundo tempo, Damián Suárez foi expulso por puxar Juninho Capixaba e ser o último homem de defesa do Botafogo.
Daí, virou praticamente um ataque contra defesa com o Massa Bruta pressionando por um gol. O Alvinegro naturalmente recuou e buscou espaços em velocidade para contra-atacar – e foi assim que conseguiu abrir o placar, em jogada de oportunismo envolvendo Hugo e o artilheiro Júnior Santos.
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv