O Atlético-MG de Felipão vem adotando uma nova formação para o time de 2024, com o técnico já dizendo que não vai jogar da mesma forma que jogou no ano passado.
Isso passa pela formação ofensiva do Galo, com Alisson Santana, que é da base, trazendo características que faltavam ao elenco, que é a velocidade, drible e a improvisação para atuar pelo lado do campo.
Assim, essa troca na formação do Atlético-MG foi um dos motivos que Felipão explica o porquê da demora do time em se ajustar em 2024.
“Estamos modificando a forma de jogar do Atlético do ano passado. Em 2023, não tínhamos um ponta agressivo como o Alisson, que jogasse por aquele setor. Tem dificuldade na marcação, mas se notarem, contra o América, ele foi muito bem em dar uma tranquilidade ao Saravia”, explicou Felipão.
No ano passado, quando Felipão assume o Atlético-MG, o time sofre uma sequência de derrotas
Vale lembrar que em 2023, quando Felipão assume o Galo, ele tem uma sequência de jogos sem vencer, aí com o tempo e mudança na formação clássica, com dois homens abertos, se ajustou e deu uma arrancada no segundo turno do Brasileirão Série A.
Portanto, as melhores exibições do Atlético-MG foram melhores quando reagia a seus adversários, quando deixava a posse de bola com o outro time, e ocupava o campo de ataque.
Evidentemente, esse ano o futebol do Galo está aquém do esperado, mas Felipão tem deixado claro a forma que acredita que pode tirar o melhor do time em 2024.
Por fim, a formação ideal vai passar por adaptações, às vezes com um volante mais defensivo, porém com a essência da agressividade no ataque que Felipão vem ‘pregando’.