O ex-jogador Grafite, que disputou a Copa do Mundo de 2010, fez história com a camisa do Wolfsburg (Alemanha) e do SPFC, onde venceu Libertadores e Mundial de Clubes.
Porém, o jogador não tem o carinho total dos torcedores do São Paulo por um fato que aconteceu em 2004. Naquele ano, o Corinthians brigava contra o rebaixamento do Paulistão com o Juventus.
Na última rodada, caso o Timão perdesse o seu jogo e o Juventus vencesse a sua partida, o Corinthians estaria rebaixado no estadual. E, o Alvinegro perdeu para a Portuguesa Santista, por 1 a 0. O Juventus, por sua vez, enfrentou o SPFC e perdeu por 2 a 1, com dois gols de Grafite. Ou seja, na prática, os gols de Grafite salvaram o Corinthians do rebaixamento.
Vale destacar que a partida não valia nada para o Tricolor. O SPFC já estava classificado e em em primeiro. Uma derrota, não mudaria nada para o clube.
Grafite relembra bastidores deste jogo
Em entrevista ao podcast “Benja Me Mucho”, Grafite relembrou este episódio e contou que a torcida do SPFC pegou bastante no pé dele após aquele jogo.
“O torcedor do São Paulo implicou bastante comigo. Não foi nem pelos gols, o problema foi a matéria que eu fiz no outro dia, no jornal. Era um corintiano ajoelhado na minha frente com a camisa do Corinthians, eu com a camisa do São Paulo e ele me agradecendo. Quando saiu essa matéria…”, iniciou Grafite.
Então, o ex-jogador contou como foi a preparação para aquele jogo.
“Nós fomos jogar a última rodada do Paulista, já estávamos classificados, o Cuca não fez nem concentração naquele dia. O jogo era sábado, em São Caetano, a gente se apresentou no dia, almoçou e foi para o jogo. Mas, ninguém imaginou que o Corinthians ia perder para a Portuguesa Santista no Pacaembu.”
“Naquela época a bola só sobrava para o Luís Fabiano, difícil sobrar para mim. Aquele dia sobrou duas, eu não ia fazer o gol?”, brincou Grafite.
Jogadores pediram para entregar o jogo
Por fim, Grafite relembra que os jogadores do Juventus pediram para o São Paulo entregar a partida.
“Estava 2 a 0 para nós, até que o placar eletrônico anuncia que o Corinthians estava perdendo de 1 a 0. Aí, começou um burburinho e os caras do Juventus pedindo para a gente entregar porque ia rebaixar o Corinthians. Os jogadores do Juventus pediram. E a torcida gritando: ‘entrega, entrega’”.
“No fim, vencemos por 2 a 1 e ficou isso, que o São Paulo salvou o Corinthians, os gols do Grafite salvaram o Corinthians. Aí, na semana seguinte, semifinal, jogo único, perdemos de 2 a 0 para o São Caetano. Torcida do SPFC começou a me xingar e pegou no meu pé por uns meses. Só foi melhorar no segundo semestre, quando eu voltei a fazer gols. Mas, até hoje os corintianos me agradecem”, finalizou.
Veja o que ele disse na íntegra: