-
ESPN.com.br
14 de mar, 2024, 11:21
Botafogo, Fluminense e Flamengo. O Rio de Janeiro, após 12 anos, volta a ter três representantes na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores.
A última vez que um trio carioca esteve presente nos grupos do torneio foi em 2012. Além da dupla Fla-Flu, o Vasco fechava a trinca.
E o campeão foi brasileiro, algo que pode animar os mais superticiosos para 2024.
Naquela edição, o Cruzmaltino se classificou por ter sido o campeão da Copa do Brasil de 2011, enquanto Tricolor e Rubro-Negro foram pelo Campeonato Brasileiro, já que terminaram em 3º e 4º, respectivamente.
O Flamengo precisou passar pela fase prévia. Antes de ir aos grupos, o time treinado por Vanderlei Luxemburgo e que tinha Ronaldinho Gaúcho no elenco eliminou o Real Potosí, da Bolívia.
Flamengo ficou pela fase de grupos; Fluminense e Vasco avançaram
O Flamengo foi o único do trio eliminado na fase de grupos. O Rubro-Negro terminou em 3º no grupo 2, que tinha Lanús, Emelec e Olimpia.
Argentinos e equatorianos avançaram. A última rodada foi marcante, já que o clube carioca terminou seu jogo classificado, mas viu o Emelec virar a partida contra o Olimpia fora de casa nos acréscimos e ficar com a vaga.
Já Vasco e Fluminense passaram de fase. O Gigante da Colina foi o 2º no grupo 5, que tinha Libertad, líder da chave, Nacional-URU e Alianza Lima.
Já o Tricolor liderou o grupo 4, com 15 pontos, ficando na frente de Boca Juniors, Arsenal de Sarandí e Zamora. Os xeneizes também passaram de fase.
Mata-mata terminou com Corinthians campeão
Primeiro colocado entre todos os times dos grupos, o Fluminense pegou o Internacional nas oitavas e avançou. Nas quartas, no entanto, reecontrou o Boca e não teve a mesma sorte da fase inicial.
Após perder na Argentina por 1 a 0, o Tricolor levou o empate no Nilton Santos nos acréscimos, gol marcado por Tanque Silva, e deu adeus à Libertadores.
Já o Vasco tirou o Lanús nas oitavas de final, ficando frente a frente com o Corinthians nas quartas. Após 0 a 0 em São Januário, o Cruzmaltino perdeu por 1 a 0 em São Paulo, em partida marcada pelo gol perdido por Diego Souza, que ficou cara a cara com Cássio e viu o goleiro alvinegro salvar com a ponta dos dedos.
O Timão terminaria campeão. Após tirar o Vasco, os comandados por Tite passaram pelo Santos, na semifinal, e bateram o Boca Juniors, na grande decisão, levantando a taça de forma invicta.