Autor de mais um gol decisivo pelo Botafogo nesta quarta-feira, no empate por 1 a 1 com o Bragantino, Júnior Santos segue escrevendo sua história na Libertadores. Depois de marcar e auxiliar a classificação do Alvinegro à fase de grupos, o atacante chegou ao oitavo gol na competição. De quebra, ele igualou ou superou artilheiros de 11 edições do torneio no século XXI.
Bragantino 1 x 1 Botafogo | Melhores momentos | CONMEBOL Libertadores 2024
Júnior Santos marcou seu primeiro gol na Libertadores contra o Aurora, no jogo de ida da segunda fase. Na volta, fez quatro dos seis gols da goleada do Alvinegro. Contra o Bragantino, fez todos os gols do Botafogo: dois no primeiro confronto, na vitória por 2 a 1 no Estádio Nilton Santos, e um em Bragança Paulista, carimbando o avanço à fase de grupos.
Esta é a segunda temporada mais artilheira da carreira do atacante. Com o gol anotado nesta quarta-feira, ele chegou a 11 gols em 14 jogos no ano. Nos números, Júnior Santos está atrás apenas dos 13 gols que marcou em 2020, quando defendia o Yokohama Marinos, do Japão.
Artilheiros igualados ou superados por Júnior Santos:
- 2004 – Luís Fabiano – 8 gols
- 2006 – Agustín Delgado, Aloísio, Daniel Montenegro, Ernesto Farías, Félix Borja, Fernandão, Jorge Quinteros, José Luis Calderón, Marcinho, Mariano Pavone, Nilmar, Patricio Urrutia, Sebastián Ereros, Washington – 5 gols
- 2008 – Marcelo Moreno e Salvador Cabañas – 8 gols
- 2009 – Mauro Boselli – 8 gol
- 2010 – Thiago Ribeiro – 8 gols
- 2011 – Roberto Nanni e Wallyson – 7 gols
- 2012 – Matías Alustiza e Neymar – 8 gols
- 2013 – Jô – 7 gols
- 2014 – Julio dos Santos e Nicolás Oliveira – 5 gols
- 2015 – Gustavo Bou – 8 gols
- 2020 – Fidel Martínel – 8 gols
Júnior Santos celebra gol do Botafogo contra o Bragantino, na Libertadores — Foto: Vítor Silva/Botafogo
Júnior Santos vive seu melhor momento desde que retornou ao Botafogo. Indo na contramão do que normalmente acontece no futebol, com formação desde as categorias de base, o destaque do Alvinegro em 2024 só se profissionalizou aos 23 anos.
Nesta quarta-feira, Júnior Santos também dedicou o gol ao pai, falecido em 2021. Ao falar sobre a evolução em relação à temporada 2023, o camisa 11 garantiu ser o mesmo atleta e ressaltou uma mudança nas análises sobre seu desempenho.
Junior Santos em Bragantino x Botafogo — Foto: Miguel Schincariol / AFP
– Tenho certeza que, onde ele estiver, ele está feliz pelo filho dele e por tudo que a gente passou junto. Hoje estou aqui podendo representar minha família, minha casa. E muito feliz por esse momento. É o mesmo Júnior. Quando cheguei aqui, muitas pessoas me analisaram friamente. Se você pegar meus jogos, tudo que faço dentro de campo, vai ver que sou bom jogador. Tenho ciência disso, confiança em mim mesmo. Sempre trabalhei e trabalho – opinou, acrescentando:
– É constância, todo dia da nossa vida é assim. Tem que se esforçar, manter constância, acreditar em Deus sempre, manter o foco no trabalho. E as coisas vão acontecendo. Vamos passar por momentos de dificuldade, todos nós. Posso passar daqui a uns dias, não sei. Mas minha cabeça sempre vai ser no trabalho. É o que me fez chegar até aqui.
O sorteio da fase de grupos da Libertadores será na próxima segunda-feira, 18 de março. Por ter se classificado na fase prévia, o Alvinegro estará no pote 4 – e poderá cair no grupo de outro clube brasileiro.
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv