Um reforço e tanto. O presidente do Foz do Iguaçu Futebol Clube conseguiu um acerto que pode recolocar o time da Fronteira novamente na elite do futebol paranaense. O ex-jogador Edmilson, volante campeão da Copa do Mundo com a Seleção Brasileira em 2002, na Coreia e Japão, firmou o compromisso de ser o novo Gestor de Futebol do Azulão.
O pentacampeão mundial, hoje com 47 anos, será o principal responsável na montagem do elenco que vai disputar a Divisão de Acesso do Paranaense em 2024. O Foz enfrentou diversos problemas financeiros no passado e a falta de apoio levou o clube ao rebaixamento no ano passado.
A experiência do ex-volante pode ser primordial para o time iguaçuense montar uma equipe competitiva. Detalhes do acordo ainda não foram totalmente revelados pelo presidente Arif Osman, que garantiu ter acertado com Edmilson para a temporada atual. O Foz ainda não tem data para iniciar os trabalhos visando a segundona e nem divulgou ainda quem será o comandante da equipe, que pode ter uma relação direta com a vinda do ex-campeão.
“Eu, após alguns anos buscando, acertei com o Edmilson. Ele será o nosso gestor de futebol. Estou muito feliz. Continuo presidente e ele manda no futebol”, disse Arif ao Portal Catve.com.
Nascido em Taquaritinga (SP), José Edmílson Gomes de Moraes começou a carreira XV de Jaú/SP. Logo se transferiu para o São Paulo, onde chamou a atenção do futebol europeu, nas seis temporadas que disputou pelo Tricolor. Na Europa, chegou para autar no Lyon, onde foi tricampeão francês. Jogou na Espanha, quando passou por Barcelona e Villareal. Com o Barça, Edmílson foi campeão da Liga dos Campeões em 2006, com a companhia de Ronaldinho Gaúcho e Belletti, também pentacampeões do mundo.
A estreia de Edmílson com a camisa amarelinha, ainda tetracampeã, foi em 18 de julho de 2000, na derrota por 2 a 1 para o Paraguai. Com Edmílson, foram 20 vitórias, nove empates e sete derrotas, nos 36 jogos que ele esteve em campo. Na Copa do Mundo da Coreia e Japão, em 2002. No Mundial, o zagueiro e volante disputou seis dos sete jogos da competição e marcou um gol. Foi na goleada por 5 a 2 sobre a Costa Rica, ainda na fase de grupos, em um belo voleio.
Além do golaço na Copa de 2002, o zagueiro marcou na vitória contra a seleção da Catalunha por 3 a 1, em maio de 2002, reta final de preparação para o Mundial.
Redação Catve.com