O Brasileirão feminino série A1 começa nesta sexta-feira com 16 clubes na disputa, entre eles o Inter, vice-campeão em 2022 e em busca do título inédito. As Gurias Coloradas estreiam nesta sábado, fora de casa, contra o América-MG, no estádio Gregorão.
Futebol Feminino: veja tudo o que você precisa saber para acompanhar as Gurias Coloradas
Nas últimas temporadas o Inter bateu na trave em campeonatos nacionais e internacionais. Foi vice-campeão do Brasileirão de 2022, perdendo a decisão contra o Corinthians. Em 2023, chegou às semifinais da Libertadores, fase em que caiu novamente diante do Corinthians.
As Gurias Coloradas foram campeãs da Ladies Cup na última temporada, com vitória sobre o Santos na decisão. Para tentar um título inédito em 2024, o clube investiu em contratações e em permanências importantes.
Abaixo, o ge detalha tudo que você precisa saber para acompanhar o Inter no Brasileirão Feminino.
Gurias Coloradas 2024 — Foto: Daniel Marenco / SCI
Novo treinador
Breno Basso é novidade na área técnica colorada em relação ao Brasileirão do ano passado. O treinador assumiu as Gurias Coloradas ainda no final de 2023, no lugar deixado por Lucas Piccinato.
Breno é ex-jogador, tendo atuado em times como Avaí e Chapecoense. Como treinador, estava no comando do Athletico-PR feminino, deixando o clube para assumir o Inter poucos dias depois de conquistar o Campeonato Paranaense.
– A expectativa sempre é de evoluir, não só em resultados desportivos, mas também o processo diário de treino, organização de profissionalização da categoria – disse o técnico em entrevista ao ge.
Breno Basso, técnico das Gurias Coloradas — Foto: Juliana Zanatta / SCI
Breno já disputou duas competições com o Inter, sendo campeão de uma delas, a Ladies Cup 2023. Na disputa que abriu a temporada 2024, a Supercopa do Brasil, o Inter foi eliminado para o Corinthians nas quartas de final.
– A gente fica muito otimista em conseguir transformar tudo isso em resultados e em títulos. O Inter hoje se coloca nessa condição de entrar no Brasileiro com o intuito de figurar entre as melhores equipes e chegar na final – finalizou o treinador.
O Inter hoje se coloca nessa condição de entrar no Brasileiro com o intuito de figurar entre as melhores equipes e chegar na final”
— Breno Basso, técnico das Gurias Coloradas
Reforços
Para a temporada, foram contratadas seis reforços: a goleira Tainá, a lateral Katrine, a zagueira Vanessa, as meio-campista Joana e Julieta Morales e atacante Yenny Acuña. Além disso, foram promovidas da categoria de base a meio-campista Giulia Giovanna (a GG) e a goleira Mari Ribeiro.
Além das contratadas, o Inter garantiu a permanência de Belén Aquino e Priscila, as duas até o final de 2026. As atacantes foram as principais jogadoras das Gurias Coloradas em 2023. Priscila foi artilheira da Libertadores e eleita a Rainha da América, a melhor jogadora do continente.
Belén Aquino e Priscila na Supercopa Feminina — Foto: Daniel Marenco / SCI
Elenco completo
- Goleiras: Mayara, Mari Ribeiro, Bianca e Tainá
- Laterais: Roberta, Thaini, Katrine, Lorranny e Tamara Bolt
- Zagueiras: Bruna Benites, Carla, Vanessa e Isa Haas
- Meias: Analuyza, Bia, Capelinha, Giulia Giovanna, Leticia Monteiro, Marzia, Pati Llanos, Zóio, Danny Teixeira, Joana e Ketlin
- Atacantes: Alice, Belén Aquino, Priscila, Yenny Acunã, Soll e Iasmin
Nova direção
Na reapresentação do elenco no início de janeiro, o Inter anunciou os novos diretores do departamento. Cesar Martins Schunemann, que já trabalhou nas Gurias Coloradas entre 2017 e 2019, e Élis Rodrigues Filho, conselheiro, assumem o departamento, no lugar do gerente Leonardo Menezes e do supervisor Leonardo Senna, que foram realocados para as categorias de base do clube.
Cesar Schunemann (E), Alessandro Barcellos, Élis Rodrigues Filho e Leonardo Menezes – Direção Gurias Coloradas — Foto: Ricardo Duarte / Inter
Primeiros jogos
- 16/3, 15h- América-MG x Inter (Arena Gregorão)
- 20/3, 20h30 – Inter x Fluminense (Sesc Protásio Alves, em Porto Alegre)
- 23/3, 16h – Cruzeiro x Inter (Castor Cifuentes, em Nova Lima)
- 29/3, 21h30 – Corinthians x Inter (sem local definido)
- 12/4, 19h – Inter x Grêmio (sem local definido)
+ Assista: tudo sobre o Inter no ge e na TV