No início da semana, quando Dorival Júnior convocou Galeno para a Seleção Brasileira pela primeira vez, para substituir o lesionado Gabriel Martinelli, uma dúvida pairava na cabeça de muitos que estavam fora do círculo da CBF: será que o atacante do Porto esperaria a convocação de Portugal para decidir o que faria?
O mistério para o público geral acabou nesta sexta-feira (15), quando o técnico Roberto Martinez convocou a seleção portuguesa para a próxima Data Fifa e disse que conversou diretamente com Galeno, que explicou que deseja jogar pela seleção brasileira.
— Falei com o Galeno, ele deseja jogar pelo Brasil. Queremos jogadores que tenham o coração na nossa seleção — afirmou o treinador espanhol.
Martinez ainda explicou que o atacante foi observado pela seleção portuguesa no último ano, mas que é preciso respeitar sua decisão e desejou sorte ao jogador com a camisa amarela.
— Os jogadores precisam de querer jogar pela seleção, de ter uma vontade que sai do coração. É importante o processo. Acompanhamos o Galeno durante o último ano e esse é o nosso trabalho, mas agora precisamos de respeitá-lo. Falei com ele e ele gostaria de jogar pelo Brasil, e queremos respeitar isso. Desejo o melhor para ele, mas precisamos de jogadores que têm a nossa seleção no coração — completou.
CBF não tinha dúvida sobre a opção de Galeno
Conforme apurado pela Trivela, a dúvida que poderia existir para os torcedores e quem não estava no entorno da confederação brasileira, não existia dentro da CBF.
O próprio Galeno garantiu a Dorival e à entidade que o desejo é de vestir a camisa verde e amarela. A convocação para substituir Gabriel Martinelli, cortado devido a uma lesão, veio também para evitar que o Brasil perdesse o jogador para Portugal. A ideia da CBF e da comissão técnica é observar o atacante nestes primeiros amistosos, de olho já em mais oportunidades e inclusive na convocação para a Copa América.
As postagens do atacante nas redes sociais comemorando a convocação também deixaram o assunto ainda mais claro para a CBF. Em uma delas, Galeno afirma que é um sonho de criança defender a Seleção.
A convocação de Portugal
Pensando na preparação para a Eurocopa, Roberto Martinez convocou 32 jogadores para os amistosos contra Suécia e Eslovênia em 21 e 26 de março, respectivamente. Dois jogadores foram convocados pela primeira vez — Francisco Conceição e Jota Silva –, enquanto Francisco Trincão volta a ser chamado depois de três anos.
- Goleiros: Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton) e Rui Patrício (Roma);
- Defensores: João Cancelo (Barcelona), Nélson Semedo (Wolverhampton), João Mário (FC Porto), Diogo Dalot (Manchester United), Raphael Guerreiro (Bayern Munique), Nuno Mendes (PSG), Diogo Leite (Union Berlim), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting), Toti Gomes (Wolverhampton) e Danilo Pereira (PSG);
- Meio-campistas: João Palhinha (Fulham), Rúben Neves (Al-Hilal), João Neves (Benfica), Bruno Fernandes (Manchester United), Otávio Monteiro (Al Nassr), Vitinha (PSG), Matheus Nunes (Manchester City), Bernardo Silva (Manchester City);
- Atacantes: Francisco Conceição (FC Porto), Jota Silva (Vitória de Guimarães), Francisco Trincão (Sporting), Bruma (SC Braga), Rafael Leão (Milan), João Félix (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Al Nassr) e Gonçalo Ramos (PSG)
Carlos Vinicius Amorim
Carlos Vinicius é nascido e criado em São Paulo e jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP). Escreveu sobre futebol nacional e internacional no Yahoo e na Premier League Brasil, além de eSports no The Clutch. Além disso, atuou como assessor de imprensa no setor público e privado.
Eduardo Deconto
Eduardo Deconto nasceu em Porto Alegre (RS) e se formou em Jornalismo na PUCRS. Antes de escrever para a Trivela, passou por ge.globo e RBS TV.