Futebol Feminino: veja tudo o que você precisa saber para acompanhar as Gurias Gremistas
Na última temporada, as gurias do Tricolor terminaram a competição em nono na tabela, fora da zona de classificação para as quartas de final. Para tentar uma melhor colocação nesta ano, a direção gremista reforçou o grupo, com mudanças na direção do departamento, na comissão técnica e contratações para o campo.
Abaixo, o ge detalha tudo que você precisa saber para acompanhar o Grêmio no Brasileirão.
Gurias Gremistas 2024 — Foto: Morgana Schuh | Grêmio
Nova treinadora
A principal mudança das Gurias Gremistas está no reservado. Thaissan Passos, de 37 anos, assumiu como treinadora no início de janeiro, no lugar do técnico Tchelo, que deixou o clube por uma proposta do exterior.
A treinadora esteve à frente das equipes sub-17 e sub-20 do Corinthians nos últimos dois anos, mas já comandou também a equipe principal do Fluminense, além de ser responsável por contribuir na formação de atletas que, inclusive, já chegaram à seleção brasileira.
Thaissan Passos, treinadora das Gurias Gremistas — Foto: Morgana Schuh | Grêmio
– As expectativas são as melhores possíveis. A gente vem de uma pré-temporada muito forte, com um grupo compromissado. Eu tenho certeza que esse ano a gente tem capacidade de buscar grandes voos e as atletas estão focadas nisso – disse Thaissan ao em entrevista ao ge.
– A gente precisa falar de título, de classificação para grandes competições, de atletas servindo seleções, a gente precisa falar sobre formação de atletas e atletas pisando no profissional. Nesse primeiro mês a gente já conseguiu fazer isso. Eu tenho certeza que em 2024 a gente vai falar sobre títulos – completou.
A gente precisa falar de título, de classificação para grandes competições, de atletas servindo seleções”
— Thaissan Passos, técnica das Gurias Gremistas
Reforços
Antes da estreia, o Grêmio fez sete contratações para a temporada: a goleira Sol, a zagueira Tayla, as meio-campistas Rita Bove, Dayana Rodríguez e Bia Santos e as atacantes Luana Spindler e Ludmila. Além disso, também foram promovidas das categorias de base a meio-campista Dudinha e as atacantes Giovaninha e Júlia Martins.
Lorena já treina normalmente com o grupo — Foto: Morgana Schuh/ Grêmio
O elenco também terá o retorno de jogadoras que estavam no departamento médico. A goleira Lorena, a lateral Sinara, a meia Joice, assim como a atacante Dani Ortolan, já estão reintegradas ao elenco e participando das atividades de forma progressiva.
Já a atacante Caty retornou 100% aos trabalhos com as demais jogadoras. A lateral Natane, com lesão no ligamento, segue no em recuperação, assim como a atacante Júlia Martins.
Elenco completo
- Goleiras: Lorena, Sol e Vivi Holzel
- Laterais: Natane, Paola, Raissa Bahia e Sinara
- Zagueiras: Brito, Mónica Ramos e Tayla
- Meias: Bia Santos, Dayana Rodriguez, Dudinha, Jessica Peña, Joice, Manu Balbinot, Natalia Barros, Pri Back, Rafa Levis e Rita Bove,
- Atacantes: Caty, Cássia, Dani Barão, Dani Ortolan, Giovaninha, Júlia Martins, Kelly Restrepo, Luana Spindler, Ludmila, Raquel Fernandes e Shashá.
Nova direção
O clube também promoveu mudanças na direção do futebol feminino gremista. As novas comandantes são duas ex-jogadoras com bastante identificação com o clube. A diretora Marianita Nascimento foi atleta do Grêmio na década de 1980, assim como a ex-atacante Karina Balestra, que atuou pelo clube em 2017 e assumiu como diretora adjunta.
Diretoras das Gurias Gremistas, Karina Balestra e Marianita Nascimento — Foto: Morgana Schuh | Grêmio
Casa nova
Em agosto do ano passado, o Grêmio oficializou a mudança do centro de treinamento das Gurias Gremistas. O endereço foi atualizado para o Complexo da Ulbra, em Canoas. Até 2023, o futebol feminino do Grêmio tinha como CT o Estádio Antônio Vieira Ramos (Vieirão), em Gravataí.
Um dos motivos que pesou na decisão da diretoria foi a estrutura disponibilizada. O espaço conta com dois campos suplementares destinados a treinamentos, um campo de futebol sete, academia e três ginásios multiuso. Além de alojamento que dispõe de 17 apartamentos, auditório, vestiários e refeitório.
As Gurias Gremistas seguem mandando os jogos no Centro de Formação e Treinamento Hélio Dourado, na cidade de Eldorado do Sul, e na Arena do Grêmio.
Primeiros jogos
- 18/3, 20h – Grêmio x Corinthians (CFT Pres. Hélio Dourado, Eldorado do Sul)
- 21/3, 15h – Botafogo x Grêmio (Nilton Santos, no Rio de Janeiro)
- 24/3, 15h – Grêmio x Fluminense (CFT Hélio Dourado, Eldorado do Sul)
- 28/3, 15h – Grêmio x Palmeiras (CFT Hélio Dourado, Eldorado do Sul)
- 12/4, 19h – Inter x Grêmio (sem local definido)
+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV