A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou, nesta sexta-feira (15), a arbitragem para o confronto entre Santos e Portuguesa, domingo (17), às 20h15 (horário de Brasília), válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista. O duelo único e eliminatório terá como autoridade máxima o experiente Raphael Claus. Esse será o segundo jogo do Peixe apitado por Claus no Estadual. O primeiro foi a derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, no Allianz Parque, pela 3ª rodada da competição.
Claus estará acompanhado da assistente Neuza Ines Back e de Rafael Tadeu Alves de Souza. O VAR ficará sob responsabilidade de José Claudio Rocha Filho.
Assistente número 1 da partida, Inês também trabalhará pela segunda vez em um jogo do Peixe no Estadual. O primeiro foi a vitória alvinegra sobre o Botafogo-SP, por 1 a 0, em Ribeirão Preto. Situação semelhante de Rafael Tadeu, assistente número 2, que fez companhia para Claus no clássico contra o Palmeiras, em 28 de janeiro.
Árbitro de vídeo, José Claudio trabalhou na vitória do Santos sobre o Água Santa, em São Bernardo, por 1 a 0.
Claus não desfruta de simpatia dos santistas
Alvo de constantes críticas por parte da torcida do Santos, Claus desagradou muito os alvinegros no ano passado durante a derrota do Peixe para o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, por 3 a 1. A polêmica da oportunidade foi um suposto pênalti ignorado em cima de Lucas Braga, atualmente no futebol japonês, que poderia ter dado outro desfecho ao confronto.
Final de primeiro tempo na Vila Belmiro. Santos 0x2 Red Bull Bragantino. #SANxRBB pic.twitter.com/A8TaFdXrBa
— Santos FC (@SantosFC) October 19, 2023
Além da derrota para o Red Bull Bragantino, em 2023 Claus apitou outros cinco jogos do Santos.
- Guarani 2×0 Santos – Brinco de Ouro da Princesa – Campeonato Paulista
- Santos 1×0 São Bento – Vila Belmiro – Campeonato Paulista
- Santos 4×0 Portuguesa – Vila Belmiro – Campeonato Paulista
- Santos 0x0 Palmeiras – Vila Belmiro – Campeonato Brasileiro
- Santos 0x0 São Paulo – Vila Belmiro – Campeonato Brasileiro
Dupla de Copa do Mundo para Santos e Portuguesa
Por mais que desagrade a torcida do Santos, Claus ainda é um dos principais árbitro do nosso futebol. Prova disso é que foi um dos representates do Brasil na Copa do Mundo de 2022, no Catar. E não só ele, a assistente Neuza Ines Back também esteve no Mundial.
Junto com eles, estiveram presentes na Copa o árbitro Wilton Pereira Sampaio e os assistentes Bruno Boschilia, Danilo Manis, Rodrigo Figueiredo
Confronto vale vaga na Copa do Brasil 2025
Dono da segunda melhor campanha da primeira fase, com 25 pontos, o Santos só corre o risco de não voltar à principal competição de mata-mata do país por meio do Estadual, se for eliminado pela Portuguesa e o Palmeiras também acabar desclassificado pela Ponte Preta nas quartas de final.
Neste cenário, os quatro semifinalistas garantirão as suas vagas à Copa do Brasil, junto com o próprio Alviverde, que terminou a primeira fase como líder geral, com 28 pontos. Desta forma, o Peixe terminará com a sexta colocação.
Por outro lado, uma vitória palmeirense garante ao Alvinegro, independentemente do resultado com a Lusa, a quinta melhor campanha do campeonato, justamente por conta do desempenho na primeira fase do Paulistão.
Santos depende dele para voltar à Copa do Brasil
Ainda que o Palmeiras seja eliminado no sábado, os torcedores santistas não precisam se preocupar.
Uma vitória simples contra a Portuguesa, no domingo, confirma o Peixe na próxima edição da competição mais rentável do país em 2025, pois a equipe de Fábio Carille estará garantida entre os quatro melhores times do Paulistão.
Bruno Lima
Bruno Lima nasceu em Santos (SP) e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Santos (UniSantos) em 2010. Antes de escrever para Trivela, passou por A Tribuna.