O Botafogo está na fase de grupos da Libertadores. Nesta quarta-feira, os alvinegros empataram por 1 a 1 com o Bragantino, em Bragança Paulista. Os cariocas aproveitaram a vantagem pela vitória no confronto de ida, no Rio de Janeiro, que terminou com placar de 2 a 1. Com a eliminação, o Massa Bruta vai disputar a Sul-Americana.
Após um primeiro tempo com pouca emoção, o Botafogo ficou com um jogador a menos no começo da etapa final, quando Damián Suárez foi expulso. Mesmo assim, os alvinegros foram competentes para marcar, com o artilheiro Junior Santos. O Bragantino ainda chegou ao empate, com Talisson, mas viu os cariocas saírem de campo com a classificação.
O jogo
O Bragantino começou melhor a partida, buscando o ataque pela necessidade do resultado. Os donos da casa criaram boa chance aos quatro minutos, quando Eduardo Sasha foi lançado na área, mas viu Damián Suárez tirar a bola antes da finalização.
O susto fez o Botafogo melhorar a marcação. Além disso, os alvinegros tentavam aproveitar os espaços para avançar nos contra-ataques. Só que o Bragantino seguia mais objetivo e quase marcou aos 27 minutos. Helinho passou por Marçal e chutou para defesa de Gatito Fernández.
O panorama da partida seguia o mesmo. O Bragantino voltou a assustar aos 35 minutos, Helinho arriscou de fora da área e quase acertou o ângulo. Em seguida, Tiquinho Soares mandou próximo do meio de campo e por pouco mandou na rede. A bola passou sobre o travessão. Com isso, o placar permaneceu inalterado até o intervalo.
No segundo tempo, o duelo voltou equilibrado até os seis minutos, quando o Botafogo ficou com um jogador a menos. Damián Suárez fez falta em Juninho Capixaba sendo o último homem e recebeu o cartão vermelho direto. Na cobrança da falta, Helinho obrigou Gatito Fernández a grande defesa.
A partir daí, o Bragantino passou a pressionar o Botafogo em busca do gol. Eduardo Sasha quase mandou para a rede aos 20 minutos, mas parou em defesa de Gatito Fernández.
Mesmo em desvantagem numérica, os cariocas souberam segurar a pressão paulista e ainda abriram o placar aos 30 minutos. Hugo levou a melhor sobre o marcador e tocou para Júnior Santos apenas empurrar para a rede.
O Bragantino foi obrigado a avançar e quase empatou em seguida. Helinho aproveitou rebote na área, mas mandou sobre o travessão. De tanto insistir, os donos da casa chegaram a igualdade aos 40 minutos, Talisson fez grande jogada e chutou para a rede.
Nos minutos finais, os paulistas foram com tudo em busca da virada. A equipe criou grande chance com Helinho, que viu Gatito Fernández salvar os cariocas. O Botafogo conseguiu manter o empate para se classificar na Libertadores.
FICHA TÉCNICA
BRAGANTINO 1 X 1 BOTAFOGO
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Data: 13 de março de 2024 (Quarta-feira)
Horário: 21h30(de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistentes: Alexander Guzmán (Colômbia) e Jhon Hinestroza (Colômbia)
VAR: Juan Lara (Colômbia)
Cartões amarelos: Juninho Capixaba (Bragantino); Danilo Barbosa, Marçal, Tiquinho Soares, Janderson e Gatito Fernández (Botafogo)
Cartões vermelhos: Damián Suárez (Botafogo)
GOLS
BRAGANTINO: Talisson, aos 40min do segundo tempo
BOTAFOGO: Junior Santos, aos 30min do segundo tempo
BRAGANTINO: Cleiton, Nathan Mendes, Lucas Cunha, Luan Cândido e Juninho Capixaba; Jadsom (Matheus Fernandes), Eric Ramires (Laquintana) e Lincoln (Guilherme); Helinho, Eduardo Sasha (Talisson) e Thiago Borbas
Técnico: Pedro Caixinha
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Damián Suárez, Lucas Halter, Alexander Barboza e Marçal; Danilo Barbosa (Gregore), Marlon Freitas e Eduardo (Mateo Ponte); Júnior Santos (Tchê Tchê), Tiquinho Soares (Janderson) e Jefferson Savarino (Hugo)
Técnico: Fábio Matias (interino)