O técnico Nicolás Larcamón foi obrigado a promover mudanças no time do Cruzeiro para a partida deste sábado (16) contra o Tombense, jogo de volta das semifinais do Campeonato Mineiro, às 16h30 (Brasília), no Mineirão.
O zagueiro Neris e o lateral-esquerdo Lucas Villalba entram na equipe titular nas vagas de Zé Ivaldo e Marlon, respectivamente. As substituições acontecem por suspensão dos titulares, expulsos no primeiro jogo da semifinal.
No último domingo (10), Tombense e Cruzeiro empataram sem gols, no Ipatingão, em Ipatinga.
O atacante argentino Juan Dinenno foi poupado mais uma vez. O jogador está com desgaste físico e por isso começa no banco de reservas.
Escalação do Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Neris, João Marcelo e Villalba; Lucas Romero, Lucas Silva, Matheus Pereira e Mateus Vital; Arthur Gomes e Rafael Elias. Técnico: Nicolás Larcamón.
Banco de reservas: Anderson, Wesley Gasolina, Palacios, Pedrão, Ramiro, Machado, Cifuentes, Vitinho, Barreal, Robert, Dinenno e Rafa Silva.
Escalação do Tombense
Felipe Garcia; Pedro Costa, Ednei, Zé Vitor e Emerson; Mikael, Kaio Mendes e Gustavo Modesto; Rafinha, Felipinho e Igor Bahia. Técnico: Raul Cabral.
Banco de reservas: Davi; Iury Nascimento, Mateus Buiate, Djalma, Manoel, Jefferson Renan, Rickson, Vitinho, Denner, Pierre, Gabriel Lima e Peterson.
Campanhas do Cruzeiro e do Tombense
Por ter registrado a melhor campanha geral do Mineiro, o Cruzeiro precisa apenas de um novo empate para avançar à final. Já o Tombense, após o placar não ter saído do zero, no Ipatingão, terá que vencer o adversário para ser finalista do Mineiro pela segunda vez na história.
Baixas no Cruzeiro
Além de Kaiki, o meio-campista Japa (lesão ligamentar no pé direito) e os atacantes Gabriel Veron (trauma no pé direito) e Rafael Bilu (rompimento do tendão de Aquiles) seguem em fase de recuperação estão indisponíveis. Já o atacante João Pedro está afastado por indisciplina.
Volante do Cruzeiro foi liberado pelo TJD e disputará semifinal
Na noite dessa quinta-feira (14), o volante Lucas Romero foi julgado e liberado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) para disputar a semifinal. No dia 15 de fevereiro, o argentino foi expulso na derrota para o América, no Mineirão, e poderia pegar até 12 jogos de suspensão.
Como a punição foi de uma partida, Romero cumpriu a suspensão automática no jogo seguinte e, por isso, não desfalcará a equipe nesta reta final de Estadual.
O processo foi relatado por Marcelo Peixoto. Lucas Romero esteve presente na sessão de julgamento virtual, junto do advogado designado pelo Cruzeiro, Michel Asseff. O volante do Cruzeiro foi questionado apenas pelo relator do processo. O argentino afirmou não ter tido a intenção de acertar a cotovelada no atacante do América.
“Na minha visão, o que aconteceu foi que uma bola no espaço, onde o atacante estava chegando e eu tentei tirar a vellocidade dele, fechar a passagem, final de jogo, estava cansado. Vi que estava perdendo a possibilidade de chegar na bola, na minha perspectiva o que quis fazer foi matar uma jogada, frear a passagem do atacante para ele não chegar na bola e talvez conseguir ganhar uma falta para mim”, disse durante a sessão.
Como chega o Tombense
O Tombense aposta no artilheiro do Campeonato Mineiro para tentar reverter a vantagem do Cruzeiro. Igor Bahia, centroavante da equipe, já fez seis gols no Estadual.
O atacante divide a artilharia do Estadual com Mastriani, ex-América, que disputou apenas duas partidas na competição. Atrás dele estão Jonathas, do Athletic, e Hulk, do Atlético, com cinco gols. Dinenno, do Cruzeiro, e Renato Marques, do América, balançaram as redes quatro vezes.
Participe dos canais da Itatiaia Esporte:
- Youtube
- Threads
- Canal Whatsapp
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.