Artilheiro do Botafogo, Júnior Santos passou por mudança tática para virar goleador
Júnior Santos foi fundamental para o Botafogo garantir a vaga na fase de grupos da Libertadores (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

Se o Botafogo conseguiu chegar na fase de grupos da Copa Libertadores, muito se deve ao brilho de Júnior Santos. Vivendo um ótimo começo de temporada, o atacante fez cinco gols nos confrontos contra o Aurora, da Bolívia, e marcou os três gols do Glorioso nos jogos contra o Red Bull Bragantino, que garantiram o clube na principal fase da competição continental. Ao todo, Júnior Santos tem 11 gols em 14 jogos na temporada, somando a Libertadores com o Campeonato Carioca.

Estes números já fazem a atual temporada de Júnior Santos ser uma das mais artilheiras da carreira do jogador. E isso ainda em março. Mas parece ser questão de tempo para 2024 se tornar o melhor ano do atacante como goleador. Por enquanto, as temporadas em que Júnior Santos marcou mais gols aconteceram em 2020, pelo Yokohama Marinos, do Japão, e em 2018, por Ituano e Ponte Preta, quando balançou as redes 13 vezes em cada um desses anos.

E esse começo de temporada avassalador de Júnior Santos tem uma explicação que está longe de ser apenas uma “fase iluminada” ou algo do tipo. Em 2024, o atacante passou a atuar mais perto da área e também passou a ter menos obrigações defensivas pelos lados do campo. E até mesmo o demitido Tiago Nunes teve um papel importante nisso, além do atual técnico interino Fábio Matias.

— O começo de ano tem sido bom, tenho conseguido fazer os gols. No trabalho do Tiago (Nunes), já tinha me pedido para entrar mais na área. E o Fabio (Matias) fez um ajuste para eu não descer tanto com o lateral. Era uma coisa que eu fazia, tentava inibir bem o lateral de jogar. Ele me pediu para ficar mais na frente, consequentemente consigo atacar mais os espaços, com força e velocidade, o que dificulta para os jogadores. Consigo estar mais próximo da área, do gol. Isso tem um sido um fato essencial para os gols saírem, para conseguir chegar bem na área — afirmou Júnior Santos em entrevista coletiva depois da vitória sobre o Red Bull Bragantino.

Um exemplo claro dessa maior presença na área adversária foi o gol da última quarta-feira, que foi essencial para o Botafogo conseguir a classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores. Enquanto Tiquinho Soares saiu da área para disputar uma boa pelo alto, Júnior Santos ocupou o espaço dentro da área e apareceu livre para empurrar a bola para as redes após boa jogada de Hugo pela esquerda. Além disso, a comparação entre o mapa de calor de Júnior Santos de 2023 para 2024 também deixa explícito como ele tem frequentado menos o campo de defesa nesta atual temporada.

🔎 Júnior Santos é o artilheiro entre os jogadores da Série A em 2024! 🔥🔥

⚔️ 14 jogos (9 titular)
⚽️ 11 gols (8 na Libertadores!)
⏰ 86 mins p/ marcar gol (!)
✅ 87% conversão de chances claras (!)
👟 30 finalizações (20 no gol!)
💨 40 dribles certos (!)
💯 Nota Sofascore 7.44 pic.twitter.com/OzP4qusC8u

— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) March 14, 2024

Júnior Santos pelo Botafogo no Brasileirão 2023:

⚔️ 37 jogos (30 titular)
⚽️ 7 gols
🅰️ 1 assistência
👟 45 finalizações (22 no gol)
🔑 21 passes decisivos
💨 75 dribles certos (!)
🦾 109 bolas recuperadas
🆚 37 desarmes
👊 37 faltas sofridas
💯 Nota Sofascore 6.79

🇧🇷👀 pic.twitter.com/2VoE74PjKB

— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) January 23, 2024

Crescimento de Júnior Santos causa ‘dor de cabeça’ no clube

O ótimo começo de 2024 de Júnior Santos vai causar, em breve, uma daquelas boas “dores de cabeça” no Botafogo. Contratados neste começo de temporada, Jeffinho e Luiz Henrique chegaram com status de titular. O segundo, inclusive, foi a contratação mais cara da história do clube. No entanto, desde fevereiro os dois estão fora do time por lesões. A expectativa é de que ambos estejam aptos a voltar a atuar no começo de abril, quando começa a fase de grupos da Copa Libertadores.

Júnior Santos atua preferencialmente pelo lado direito, mesmo setor em que Luiz Henrique joga com maior frequência. Assim, em teoria, os dois brigariam por posição no time. Mas, assim como ajustou o posicionamento de Júnior Santos em campo, o técnico Fábio Matias também espera conseguir trabalhar com os dois jogadores.

— Vou usar uma frase que eu sempre uso. Jogador bom tem que estar jogando. A gente se vira para ajustar. É uma questão de ajuste. Todos os jogadores são ativos do clube, tem que saber a hora e o momento desses atletas. Temos Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro na mão. A gente precisa ter 24 a 28 jogadores de um nível forte. É isso que o Botafogo tem. Eu trabalho sem acreditando nisso. Jogadores bons tem que estar em campo. Precisa ter plantel forte — afirmou Fábio Matias em entrevista ao “Seleção Sportv”, nesta sexta-feira.

Números de Júnior Santos nas últimas temporadas

2024

  • Botafogo: 11 gols – 14 jogos

2023

  • Botafogo e Fortaleza: 7 gols – 58 jogos

2022

  • Botafogo e Sanfrece Hiroshima (JAP): 9 gols – 47 jogos

2021

  • Sanfrece Hiroshima (JAP): 7 gols – 42 jogos

2020

  • Yokohama Marinos (JAP) e Kashiwa Reysol (JAP): 13 gols – 24 jogos

2019

  • Fortaleza e Kashiwa Reysol (JAP): 10 gols – 36 jogos

2018

  • Ituano e Ponte Preta: 13 gols – 49 jogos

Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.