O treinador do Palmeiras, Abel Ferreira, abriu a entrevista coletiva pós-jogo pelas quartas de final do Paulistão contra a Ponte Preta com uma mensagem poderosa contra a discriminação.
Abel fez questão de abrir a coletiva com uma declaração de repúdio a qualquer forma de preconceito e discriminação.
A mensagem tem referência direta às ofensas que sofreu de Carlos Belmonte, diretor de futebol do São Paulo.
Após um jogo acirrado entre Palmeiras e São Paulo pelo Campeonato Paulista, Belmonte se referiu a Abel como “português de m***”, declaração que não somente gerou revolta no treinador, como também na diretoria do Palmeiras.
Descontentamento de Abel após “desculpas” de Carlos Belmonte
Carlos Belmonte acabou por gravar um pedido de desculpas mais de uma semana após o incidente.
Entretanto, esse ato foi visto como apenas um meio encontrado pelo clube para evitar julgamentos e possíveis suspensões, não sendo suficiente para convencer Abel.
O treinador do Palmeiras, que é português, não mencionou Belmonte diretamente, mas fez questão de expressar seu repúdio a qualquer forma de preconceito, em uma mensagem lida após a vitória de seu time contra a Ponte Preta pelas quartas de final do Campeonato Paulista.
Mensagem de Abel Ferreira visa combater ao preconceito
“Quero iniciar minha entrevista coletiva tocando em um assunto atual, que é global, e dizer que eu repudio qualquer ato de discriminação, seja de gênero, cor de pele, nacionalidade ou qualquer tipo de violência”, declarou Abel.
“Quero ressaltar que isso vai muito além do âmbito do futebol. É uma questão de humanidade. Repito: eu repudio todo e qualquer ato de discriminação. Essa é a mensagem que quero deixar. Sobre esse assunto, publicamente, não me pronunciarei mais”.
Depois de ler a frase, Abel fez um gesto de silêncio para os jornalistas e ficou assim por alguns segundos antes de começar a responder as perguntas.
Próximos compromissos do Palmeiras
A data da próxima partida do Palmeiras que será pela fase semifinal do Campeonato Paulista, ainda será marcada pela Confederação Paulista de Futebol (FPF).