Com pensamento grande, O Cruzeiro está prestes a estrear na Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino 2024. As cabulosas encaram o São Paulo neste sábado (16/3), às 19h, no Castor Cifuentes, em Nova Lima. O No Ataque preparou um guia para apresentar o elenco, as datas dos jogos e mais informações.
A equipe feminina do Cruzeiro tem motivos para sonhar alto. Desde 2021, quando Ronaldo se tornou sócio majoritário do Cruzeiro, a equipe passa por algumas reformulações. Entre elas está a chegada de Kin Saito, diretora de futebol feminino, a utilização dos espaços da Toca da Raposa I e II pelas atletas, os acertos com patrocinadores e o incremento de profissionais na comissão técnica, inclusive a chegada do técnico Jonas Urias.
A Raposa venceu o Campeonato Mineiro em 2019. Naquele ano, terminou a Série A2 do Campeonato Brasileiro em segundo lugar e garantiu vaga na elite do futebol nacional.
Em 2023, o Cruzeiro encerrou a fase classificatória do Brasileiro em oitavo, o que significou a melhor campanha da história da equipe no torneio – também é o melhor desempenho de um time mineiro. Além disso, voltou a erguer a taça do Estadual.
Neste ano, a equipe começou a temporada com o pé direito. As Cabulosas chegaram à final da Supercopa pela primeira vez na história – também foi a primeira decisão cruzeirense na elite do futebol. Para isso, bateram o Real Brasília por 1 a 0 (gol de Fabíola Sandoval) e o Avaí Kindermann por 3 a 0 (gols de Byanca Brasil – dois – e Mari Pires). No jogo do título, perderam para o Corinthians, na Neo Química Arena, por 1 a 0.
Ingressos para estreia do Cruzeiro no Brasileiro Feminino
Os ingressos para a partida do Cruzeiro diante do São Paulo estão disponíveis pela internet. Os valores variam entre R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira).
Elenco do Cruzeiro para temporada 2024
- Goleiras: Luana Guitarraro, Taty Amaro, Jully e Camila Rodrigues;
- Defensoras: Camila Ambrózio, Camila Arrieta, Clara Consani, Isa Fernandes, Nine, Vitória Calhau, Daiana Farias e Limpia Fretes;
- Meio-campistas: Carol Soares, Fernanda Tipa, Gaby Soares, Luaninha, Mari Pires, Paloma Maciel, Rafa Andrade e Rebeca Costa;
- Atacantes: Byanca Brasil, Maii Maii, Marília Furiel, Vanessinha, Fabíola Sandoval e Luana Lima.
Jogos do Cruzeiro no Brasileiro Feminino 2024
- 1ª rodada: Cruzeiro x São Paulo – 16/3 (sábado) – 19h – Castor Cifuentes, Nova Lima
- 2ª rodada: Flamengo x Cruzeiro – 19/3 (terça-feira) – 20h30 – Luso Brasileiro, Rio de Janeiro
- 3ª rodada: Cruzeiro x Internacional – 23/3 (sábado) – 16h30 – Castor Cifuentes, Nova Lima
- 4ª rodada: Ferroviária x Cruzeiro – 27/3 (quarta-feira) – 16h – Arena Fonte Luminosa, Araraquara
- 5ª rodada: Cruzeiro x Real Brasília – 13/4 (sábado) – 16h – Castor Cifuentes, Nova Lima
- 6ª rodada: Atlético x Cruzeiro – 21/4 (domingo) – 18h – a definir
- 7ª rodada: Cruzeiro x América – 27/4 (sábado) – 16h – Castor Cifuentes, Nova Lima
- 8ª rodada: Avaí Kindermann x Cruzeiro – 1/5 (quarta-feira) – 15h – Carlos Alberto Costa Neves, Cacador
- 9ª rodada: Cruzeiro x Palmeiras – 5/5 (domingo) – horário e local a definir
- 10ª rodada: Cruzeiro x Botafogo – 12/5 (domingo) – horário e local a definir
- 11ª rodada: Santos x Cruzeiro – 19/5 (domingo) – horário e local a definir
- 12ª rodada: Cruzeiro x Fluminense – 9/6 (domingo) – horário e local a definir
- 13ª rodada: Grêmio x Cruzeiro – 13/6 (quinta-feira) – horário e local a definir
- 14ª rodada: Cruzeiro x Corinthians – 23/6 (domingo) – horário e local a definir
- 15ª rodada: Bragantino x Cruzeiro 26/6 (quarta-feira) – horário e local a definir
Expectativa do Cruzeiro no Brasileiro Feminino 2024
Em entrevista exclusiva ao No Ataque, Kin Saito, diretora de futebol, reforçou que as metas do Cruzeiro não se referem apenas ao desempenho em campo. Mais que isso, o desempenho dentro das quatro linhas está estritamente relacionado à capacidade de planejamento e de organização do projeto desportivo.
Desde a primeira semana com as atletas cabulosas, a gente escolheu dividir objetivos mais qualitativos do que somente os objetivos desportivos. A gente quer solidificar a credibilidade do projeto desportivo do Cruzeiro, sendo reconhecido como um clube que está investindo, que está dando a estrutura que elas merecem, as condições de trabalho, a qualidade dos profissionais e o ambiente seguro. A gente quer se consolidar no cenário estadual e a gente quer, em alguma medida, representar as cabulosas no cenário nacional.
Kin Saito, diretora de futebol do Cruzeiro
Para Kin Saito, o vice-campeonato da Supercopa Feminina, conquistado em fevereiro, dá ao clube conhecimentos necessários que podem contribuir para o sucesso na sequência da temporada.
Competição que nos permite já pegar algumas medidas de para onde esse trabalho está caminhando. A gente retorna com muitas informações, com muitas lições, com muitos dados para seguir nesse mesmo caminho e fortalecer o que a gente entende que precisa ser feito. Então é um campeonato que já exprime a identidade das cabulosas enquanto modelo de jogo, enquanto consolidação do grupo, enquanto fortalecimento dessa relação e troca com a comissão técnica.
Kin Saito, diretora de futebol do Cruzeiro
A diretora de futebol ainda elencou características de destaque das Cabulosas: “O ambiente, sem dúvida, a forma como elas são lideradas, a relação de confiança que existe com a comissão técnica e tudo isso dentro de um guarda-chuva e um sarrafo de excelência, de competitividade, de muita lealdade entre as nossas. É um ambiente que exprime essa alta performance com muito acolhimento”.