Classificado à fase de grupos da Libertadores-2024, o Botafogo conhecerá os adversários na próxima segunda-feira (18/3), em sorteio realizado pela Conmebol em sua sede, em Luque, no Paraguai, que terá transmissão ao vivo pela ESPN, às 20h (de Brasília). E há grandes possibilidades do Glorioso cair em chave com outro clube brasileiro.
Por estar no pote 4 do sorteio, o Botafogo tem aproximadamente 75% de chances de estar presente na chave de outras equipes do cenário nacional. Vale lembrar que, de acordo com o regulamento da Conmebol, clubes que vêm da fase prévia podem estar nos grupos de times do mesmo país.
Dois oito cabeças de chave, cinco são brasileiros, o que deixa apenas três grupos sem brasileiros para o Botafogo. Porém, o Atlético-MG, presente no pote 2, pelo regulamento, não pode estar no grupo de equipes do mesmo país.
Dessa forma, considerando que um dos três cabeças de chave de outros países (River Plate, Peñarol e LDU) estarão obrigatoriamente no grupo do Galo, sobram apenas duas chaves para o Botafogo ser sorteado sem estar ao lado de um brasileiro.