A última vaga na final do Campeonato Mineiro de 2024 será decidida na noite deste domingo (17/3), às 19h. América e Atlético se enfrentam no Independência, em Belo Horizonte, no jogo de volta da semifinal do Estadual, e disputam a classificação à decisão. O No Ataque traz, a seguir, todos os detalhes: onde assistir, prováveis escalações, declarações de atletas e muito mais.
Na partida de ida, que ocorreu no sábado, 9 de março, na Arena MRV, o Galo venceu o América por 2 a 0. Desta forma, o Atlético tem a vantagem e se classifica para a sua 18ª final consecutiva do Campeonato Mineiro até mesmo se perder por um gol de diferença para o rival. Já o América tem a oportunidade de vingar o algoz da última decisão, já que foi vice-campeão do Estadual em 2023 com duas derrotas para o time alvinegro.
O representante de Belo Horizonte que se classificar deste duelo protagonizará clássico com o Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro. A Raposa venceu o Tombense por 3 a 1 na tarde de sábado (16/3), no Mineirão, e garantiu vaga na decisão, a qual será disputada em formato de ida e volta com as prováveis datas de 30 de março e 6 de abril.
América x Atlético: placar necessário para chegar à final
Como terminou a primeira fase com mais pontos que o Atlético, o Coelho possui a vantagem de se classificar com uma vitória e uma derrota com a mesma diferença de gols. Desta forma, o América precisa, para chegar à final do Mineiro, vencer o rival por, no mínimo, dois gols de diferença.
Por outro lado, a situação do Galo, mesmo fazendo uma campanha pior na fase de grupos, está mais tranquila justamente pela atuação na Arena MRV. Com a vitória por 2 a 0 na ida, o Atlético chega à final até mesmo se perder para o América por um gol de diferença. Obviamente, o time de Luiz Felipe Scolari se classifica com qualquer empate ou vitória no clássico.
América x Atlético: onde assistir
O clássico entre América e Atlético, pela semifinal do Mineiro, terá transmissão exclusiva do Premiere, pelo pay-per-view.
América x Atlético: escalações
O No Ataque detalha, a seguir, as prováveis escalações para o clássico pelo Mineiro. Veja quem são os desfalques de Galo e Coelho, equipes que não jogaram no meio de semana e estão desde o último confronto sem entrar em campo.
América
O América terá dois reforços, sendo que um deles voltará diretamente ao time titular. O zagueiro Ricardo Silva ficou fora da partida de ida por um edema muscular na coxa direita, se recuperou durante a semana e deve entrar na vaga de Júlio. Já Nicolas, que se ausentou por uma inflamação no dedo do pé, incorpora o banco de reservas.
E é justamente ao observar os suplentes que o técnico Cauan de Almeida vê opções para colocar em campo uma equipe mais criativa e ofensiva, tendo em vista a necessidade da vitória por, no mínimo, dois gols de vantagem.
Martín Benítez começou o jogo de ida no banco, entrou na vaga de Matheusinho aos 15 do segundo tempo e foi responsável por quatro dos nove chutes do América na segunda etapa. Só que, para começar o jogo, Cauan pode optar pela saída de Moisés, deixando dois pontas rápidos – Vitor Jacaré é uma opção nas vagas de Fabinho e Matheusinho, titulares no último duelo.
O meio-campo ainda poderia ter o reforço de Emmanuel Martínez, porém não será desta vez que o argentino estreará na temporada. Ele está fazendo uma recuperação híbrida, sendo a maior parte no campo, mas ainda não deve ser relacionado – Jori é o outro desfalque do Coelho.
- Provável escalação do América: Dalberson; Matheus Henrique, Éder, Ricardo Silva e Marlon; Juninho, Alê e Moisés (Benítez); Matheusinho (Vitor Jacaré), Renato Marques e Fabinho.
Técnico: Cauan de Almeida.
- Desfalques do América: Emmanuel Martínez e Jori
Atlético
Já o Atlético terá apenas um desfalque. O meio-campista Matías Zaracho já está treinando em campo, mas ainda não foi liberado para iniciar a transição física e é ausência confirmada no clássico com o América.
Como o argentino já estava fora do jogo de ida, Luiz Felipe Scolari poderá repetir a escalação da vitória sobre o América. Porém, existem dúvidas na defesa e no meio-campo, já que Mariano e Lemos podem retornar ao time titular, e atletas mais marcadores, como Alan Franco, Otávio e até mesmo Rubens, podem ser escolhidos em vez de Alisson ou Igor Gomes.
E para este jogo, Felipão terá uma opção a mais. O atacante Brahian Palacios, última contratação do Atlético, ganhou condições de jogo após ser inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pode ser relacionado pela primeira vez.
Desta forma, o banco de reservas dará uma nova “dor de cabeça positiva” ao treinador alvinegro. Na partida de ida, Felipão relacionou os atacantes Cadu, Isaac e Vargas, deixando Alan Kardec fora do jogo, ou seja, para contar com Palacios – e até mesmo com Mariano, que foi ausência no clássico anterior -, Scolari terá que promover mudanças entre os suplentes.
- Provável escalação do Atlético: Everson; Mariano (Saravia), Bruno Fuchs, Jemerson e Guilherme Arana; Battaglia, Gustavo Scarpa, Igor Gomes (Franco, Otávio ou Rubens) e Alisson (Franco, Otávio ou Rubens); Paulinho e Hulk.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
- Desfalque do Atlético: Matías Zaracho
América x Atlético: personagens
“A gente tem que, sim, usar da vantagem, mas sempre com estratégia. É importante o time ter uma estratégia jogando com a vantagem. E a gente sabe que o América é um time organizado, que sempre busca propor os jogos e criar oportunidades. Mas o Felipão está trabalhando bastante, a gente está procurando montar uma boa estratégia para, se puder, ampliar o resultado e, assim, sair com a classificação para a final”
Paulinho, atacante do Atlético
“Expectativa total, boa. Sabemos que viemos de um resultado adverso. Um 2 a 0, para reverter, é um pouco complicado. Mas estamos bem focados essa semana. Graças a Deus tivemos a semana completa, e o jogo é só domingo. Deu um dia a mais para a gente trabalhar. A ‘rapaziada’ está bem focada nos treinamentos, trabalhando muito finalização, parte física. Se Deus quiser, domingo, a gente vai surpreender a todos”
Marlon, lateral do América
América x Atlético: arbitragem
- Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento
- Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Magno Arantes Lira
- VAR: Wagner Reway