O elenco do Cruzeiro ganhou três dias de folga antes de compromissos decisivos para o clube na temporada. Os jogadores e a comissão técnica foram liberados logo após a classificação à final do Campeonato Mineiro. O time celeste derrotou o Tombense por 3 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte, nesse sábado (16/3), pelo jogo de volta da semifinal.
Os atletas ganharam o domingo (17/3), a segunda-feira (18/3) e a terça-feira (19/3) de descanso. A reapresentação está agendada para a manhã desta quarta-feira (20/3), na Toca da Raposa 2.
Logo após a folga programada, o elenco do Cruzeiro iniciará a preparação para o primeiro jogo da final do Estadual, que está previsto para o dia 30 de março (sábado). O técnico Nicolás Larcamón terá um período maior para montar a equipe.
Isso porque o próximo fim de semana (22 e 23 de março) está reservado para a Data Fifa, calendário oficial de partidas internacionais de seleções. Por essa razão, não terão jogos oficiais no futebol brasileiro.
Já o segundo duelo da decisão do Mineiro está agendado para 6 de abril (sábado). Contudo, dependendo do interesse da TV Globo, detentora dos direitos de transmissão do torneio, as finais podem ocorrer em 31 de março (ida) e 7 de abril (volta).
- Leia também: Atlético ou América? Larcamón diz se Cruzeiro tem preferência na final do Mineiro
Estreia do Cruzeiro na Sul-Americana
Antes de focar no segundo jogo da final, o Cruzeiro terá que voltar suas atenções para a estreia na Copa Sul-Americana. Embora ainda não saiba quem serão seus adversários na fase de grupos, a Raposa iniciará a disputa em 3 de abril, na condição de visitante.
O Cruzeiro tem como prováveis rivais na rodada inicial da competição internacional: Universidad Católica, do Equador; Universidad César Vallejo, do Peru; Sportivo Luqueño, do Paraguai; Nacional Potosí, da Bolívia; Belgrano, da Argentina; Racing Montevideo, do Uruguai; ou Sportivo Ameliano, do Paraguai.
O Cuiabá também está no pote 3, mas, segundo o regulamento da Sul-Americana, não pode haver confronto de equipes do mesmo país na fase de grupos.
Quem será o adversário na final do Mineiro?
O Cruzeiro ainda aguarda a definição do vencedor do confronto entre América e Atlético para conhecer seu adversário na final. As equipes se enfrentarão neste domingo (17/3), às 19h, no Independência, pelo jogo de volta.
O Galo derrotou o Coelho por 2 a 0 no jogo de ida, na Arena MRV. Dessa forma, o Atlético pode até perder por um gol de diferença no clássico que estará garantido na decisão.
Por sua vez, o América precisa de um triunfo por dois tentos de vantagem para avançar. Isso porque teve a segunda melhor campanha na primeira fase do Estadual e poderia jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols.