Conquista dá ao rubro-negro o direito de disputar o Mundial da categoria contra o vencedor da Uefa Youth League
O Flamengo vai precisar de um espaço novo em sua sala de troféus. Neste domingo, o clube conquistou mais um título. E inédito. Desta vez, foi da Libertadores sub-20. Os Garotos do Ninho sagraram-se campeões com uma vitória de virada por 2 a 1 sobre o Boca Juniors, que era o atual campeão. O torneio foi realizado em Maldonado, no Uruguai.
O destaque da vitória na final foi o meia Lorran. Foi dele o passe para o gol de empate, marcado por Shola, aos 23 do primeiro tempo. E o próprio camisa 10 tratou de marcar o da virada, já aos 46 da etapa inicial.
– O melhor que o time fez foi dar o máximo dentro de campo, não deixar cair, ter raça até o final. Agora é só comemorar – comentou Lorran ao fim da partida.
O título dá ainda a oportunidade do Flamengo brigar por outra taça. Ele disputará o Mundial de Clubes sub-20 contra o vencedor da Uefa Youth League. O torneio europeu está na fase semifinal, com Milan-ITA, Porto-POR, Nantes-FRA e Olympiakos-GRE como remanescentes.
A campanha na Libertadores foi irretocável. O Flamengo conquistou o título com 100% de aproveitamento: 5 vitórias em 5 partidas. Teve ainda o melhor ataque da competição, com 11 gols marcados.
Apesar disso, não foi uma vitória fácil. O Boca começou melhor e logo abriu o placar, com Rodríguez, aos 4 minutos de jogo. Aos poucos, o Flamengo foi se encontrando. E achou no lado direito o caminho para os gols.
Na etapa final, contudo, os rubro-negros praticamente se defenderam. Precisando de gols, o Boca aumentou a intensidade e empurrou o rival contra a própria área. Mas o time de Mário Jorge teve o mérito de saber se defender. Apesar da pressão, levou poucos sustos.
O Flamengo se une ao São Paulo como únicos brasileiros campeões da Libertadores sub-20. O tricolor paulista conquistou o título em 2016. Confira a lista de campeões:
- Universitario-PER (2011)
- River Plate-ARG (2012)
- São Paulo (2016)
- Nacional-URU (2018)
- Independiente del Valle-EQU (2020)
- Peñarol (2022)
- Flamengo (2024)
- Boca Juniors-ARG (2023)