É assim que a CBF monitora de perto os avanços no processo de recuperação de grave cirurgia no joelho do principal jogador brasileiro às vésperas da estreia de Dorival Júnior. Com metade do tratamento cumprido, o craque foi reavaliado pelo médico da Seleção e recebeu a visita também do diretor de seleções, Rodrigo Caetano.
Neymar se veste com roupas típicas em ação do Al-Hilal para “Dia da Fundação” da Arábia Saudita — Foto: Divulgação/Al-Hilal
O encontro aconteceu na última quinta-feira, em Belo Horizonte, onde Neymar se consultou com o Doutor Rodrigo Lasmar. A expectativa é de que o médico fale sobre o tratamento durante a passagem da Seleção por Londres, mas informações do ge dão conta de que o processo segue sem grandes intercorrências. Neste cenário, a presença na Copa América está descartada.
Rodrigo Caetano aproveitou a ocasião da avaliação no consultório do Doutor Lasmar, com quem trabalhou também no Atlético-MG, e esteve com Neymar para posicionar o apoio da CBF no processo de recuperação e reforçar a importância para a seleção brasileira. O próprio Dorival já tinha revelado que o craque está sendo observado de perto durante o tratamento:
– O Ney está sendo monitorado, podem ter certeza. Ele está tentando acelerar o processo, temos de respeitar os protocolos, uma lesão difícil, complicada, mas ele é um grande profissional, sabe da importância dele e com certeza fará de tudo para estar com todos nós.
Neymar saúda Koulibaly após recorde de vitórias do Al-Hilal
Neymar completou cinco meses da lesão neste domingo, e quatro meses de meio da cirurgia – realizada no dia 2 de novembro – para correção do ligamento cruzado anterior e menisco do joelho esquerdo. Tendo em vista que a previsão inicial era de nove meses de recuperação, o craque já percorreu mais da metade deste percurso e a expectativa é de que volte a jogar entre o final de julho e início de agosto.
Neymar realizou os três primeiros meses de recuperação no Brasil e se reapresentou ao Al Hilal, em Riad, no dia 15 de fevereiro. Ainda no país por conta da visita de rotina para avaliação no pós-operatório, ele retornará em breve para Arábia para dar continuidade ao tratamento perto dos companheiros.
Neymar fortalece o joelho esquerdo na academia do Al-Hilal — Foto: Divulgação / Al-Hilal
– Falar de retorno antes de nove meses é precoce, isso é um conceito mundial para uma recuperação de ligamento. É muito importante ter o tempo biológico, o tempo que organismo demora para incorporar aquele ligamento. A expectativa é que depois desse tempo ele esteja recuperado em alto nível – disse Rodrigo Lasmar em entrevista para Rádio 98fm no fim de 2023.
Sem Neymar, a seleção brasileira encara a Inglaterra, dia 23, em Wembley, e a Espanha, dia 26, no Santiago Bernabéu, em Madrid. O grupo se apresenta nesta segunda-feira ao técnico Dorival Júnior, em Londres, e treinará ao longo da semana no CT do Arsenal.