O Vasco deu adeus ao Campeonato Carioca, no último domingo (17), ao perder para o Nova Iguaçu, no Maracanã. Mas, se por um lado a eliminação na semifinal do Estadual foi ruim e, principalmente, decepcionante pelas atuações do clube nas partidas contra o time da Baixada Fluminense, o Cruz-Maltino ao menos, agora, terá um período para se preparar para a sequência do ano. O tempo é tão grande que pode ser considerado praticamente uma nova “pré-temporada”.
Eliminado do Carioca, o Vasco só volta a atuar no Campeonato Brasileiro, que começa no dia 13 de abril. O Cruz-Maltino vai receber o Grêmio, em São Januário, na primeira rodada, em dia e horário a serem definidos. Assim, serão ao menos 27 dias sem jogos oficiais do Vasco até o primeiro jogo do Brasileirão.
A Copa do Brasil, outra competição que o Vasco tem até o fim de 2024, ainda terá os confrontos da terceira fase sorteados, mas a competição só volta a ser disputada no começo de maio. Dessa forma, o próximo jogo oficial do Vasco é mesmo contra o Grêmio, em São Januário, pelo Brasileirão.
Até lá, o técnico Ramón Diaz vai ter tempo de sobra para trabalhar alguns aspectos do time, corrigir erros e entrosar ainda mais a equipe titular do Vasco. A expectativa é de que, nesse período, o clube faça uma espécia de “inter-temporada”, entre março e abril, com jogos-treino e amistosos. No entanto, ainda não há definição sobre a programação do Cruz-Maltino para este período sem jogos oficiais.
E não são poucos os erros a corrigir. Nas últimas três partidas, contra o Água Santa, pela Copa do Brasil, e nos dois duelos com o Nova Iguaçu, pela semifinal do Carioca, o Vasco teve algumas de suas piores atuações sob o comando de Ramón Diaz. Inoperante no ataque, o Cruz-Maltino mostrou fragilidade na marcação no meio e na defesa. Não à toa, contra o Água Santa e no primeiro jogo com o Nova Iguaçu, o Vasco cedeu quase 40 finalizações aos times adversários. Além disso, o antes elogiado sistema defensivo do time de Ramón Diaz sofreu cinco gols nestes últimos três jogos, e o números só não são piores pela ótima fase do goleiro Léo Jardim.
No último domingo, no segundo jogo com o Nova Iguaçu, o Vasco teve alguma melhora no sistema defensivo, mas ainda pecou pela falta de criatividade no meio. O Cruz-Maltino precisava da vitória, enquanto para o Nova Iguaçu bastava o empate. Mas o que se viu em campo foi um time do Vasco confuso, com dificuldade para concluir as jogadas e finalizar na direção do gol adversário. O time de Ramón Diaz, inclusive, ficou abaixo da equipe da Baixada Fluminense durante boa parte do confronto e não conseguiu ser eficiente quando precisava da vitória.
Como de costume, Ramón Diaz testou diferentes esquemas táticos nos últimos jogos, mas nem isso foi suficiente para garantir a classificação do Vasco. A entrada de Praxedes neste domingo, por exemplo, pouco ou nada acrescentou ao time – e o garoto ainda deixou o gramado sob vaias e xingamentos. O time segue muito dependente da criatividade de Payet e das jogadas de bola parada do francês. Foi assim que o Cruz-Maltino marcou os seus últimos dois gols. Ambos de Lucas Piton, que tem aparecido bem na área adversária.
Torcida do Vasco vaiou e xingou muito o Praxedes depois do meia errar um passe no ataque. Logo depois ele foi vaiado de novo quando pegou na bola. @trivela pic.twitter.com/ZR9hbmpmEO
— Gabriel Rodrigues (@gabrielcsr) March 17, 2024
Ramón Diaz fala sobre elenco para sequência da temporada
Com essa eliminação na semifinal do Carioca, o técnico Ramón Diaz foi questionado se sobre a força do elenco para a sequência da temporada. Para ele, é a oportunidade dos jogadores mostrarem como estão evoluindo.
– Sim, nós vamos crescendo. Chegamos e estávamos com muitas dificuldades. E vai crescendo. O time, o clube, a torcida. Queríamos jogar a final, queríamos jogar com o Flamengo. O futebol tem essas coisas. Eles estavam muito organizados. E não pudemos chegar nem pela esquerda e nem pela direita e isso nos custou. Temos que seguir trabalhando. O clube está bem encaminhado para seguir crescendo com todos juntos. Que sirva de experiência para seguirmos crescendo – disse Ramón Diaz.
Vasco vai poder se reforçar
Apesar da principal janela deste começo de temporada já ter fechado, o Vasco ainda pode buscar reforços para a sequência da temporada. Até o dia 19 de abril, os clubes das Séries A e B podem procurar jogadores em outros clubes do país, que estavam envolvidos na disputa dos Estaduais. Assim, o Cruz-Maltino pode ter reforços do mercado nacional. E Ramón Diaz, mais uma vez, ressaltou a necessidade do clube se reforçar para a sequência da temporada.
– Pedimos ao clube um volante. Acredito que com o tempo vamos poder tê-lo. Falamos com o clube. Existe o jogador que quero. E vão ver o que podem fazer – finalizou Ramón Diaz.
Gabriel Rodrigues
Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.