Faltando um pouco menos do que um mês para o início do Brasileirão Série A, as equipes entram em reta decisiva pelos estaduais. Por enquanto, cinco times da elite do Campeonato Brasileiro já amargaram a eliminação nas competições de seus estados: Botafogo, Corinthians, Fluminense, São Paulo e Vasco.
Assim, dos estaduais que contêm representantes do Brasileirão Série A, somente o Paulistão e o Cariocão tiveram eliminações de equipes da primeira divisão. No caso de Corinthians e Botafogo, a queda nas competições já haviam side decretadas há mais tempo.
As novidades foram Fluminense, São Paulo e Vasco. Os três clubes que vão disputar a elite do Campeonato Brasileiro em 2024 foram eliminados no último final de semana.
As eliminações dos cinco times do Brasileirão Série A nos estaduais
O primeiro clube da primeira divisão do Campeonato Brasileiro a dar adeus ao torneio de seu estado foi o Corinthians. O Timão amargou a eliminação no Paulistão no dia 2 de março, quando a Inter de Limeira bateu o Ituano e atingiu uma pontuação que não poderia ser alcançada pelos corintianos.
No dia seguinte foi a vez do Botafogo ser eliminado do Cariocão 2024. O Glorioso até conquistou uma emocionante vitória contra o Fluminense no dia 10 de março, mas a goleada do Vasco na Portuguesa-RJ fez a Estrela Solitária ficar de fora da disputa do Campeonato Carioca.
Já neste final de semana, três equipes do Brasileirão Série A saíram do Paulistão e do Cariocão. A primeira delas foi o Fluminense, no último sábado (16) que deixou o estadual do Rio de Janeiro após encontro com o Flamengo nas semifinais, que terminou com uma vitória rubro-negra e um empate.
No domingo (17), o Vasco jogou como visitante contra o Nova Iguaçu no Maracanã e perdeu por 1 a 0. Como a primeira partida das equipes ficou no 1 a 1, o Gigante da Colina foi o quarto clube da primeira divisão do Campeonato Brasileiro a ser eliminado dos estaduais em 2024.
Um pouvo mais tarde, o São Paulo recebeu o Novorizontino no MorumBIS, foi surpreendido e teve que buscar o empate por 1 a 1.
Porém, na disputa por pênaltis nas quartas de final do Paulistão, o Tigre do ABC, que compete na Série B, levou a melhor sobre o Tricolor e definiu o quinto clube de Brasileirão Série A a dar adeus aos estaduais em 2024.