Time sub-20 do Palmeiras aprova novo gramado do Allianz em teste, informa Vinicius Nicoletti (1:00)
Local de duelo com o Novorizontino ainda não foi definido (1:00)
-
Francisco De Laurentiis
18 de mar, 2024, 17:56
Enquanto se prepara para o sorteio dos grupos da CONMEBOL Libertadores, nesta segunda-feira (18), às 20h (de Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+, além de YouTube e TikTok da ESPN, a partir das 19h (de Brasília), o Palmeiras também aguarda uma visita importante para os próximos dias.
Segundo apurou a ESPN, o gramado sintético do Allianz Parque será inspecionado por um laboratório credenciado pela Fifa no dia 26 de março.
Ter o OK de um laboratório autorizado pela entidade máxima do futebol é obrigatório para que o campo possa ser usado em competições internacionais, como a própria Libertadores.
Na inspeção do dia 26, será a primeira vez que o gramado será testado com a cortiça importada da Europa, que terminou de ser aplicada nesta segunda-feira (18).
Os quatro testes anteriores da Fifa (2020, 2021, 2022 e 2023) foram feitos com a grama sintética ainda contando com o composto termoplástico, com a entidade dando aprovação em todas as oportunidades.
Na virada do ano, porém, o plástico acabou derretendo devido ao calor e à poluição de São Paulo, virando uma gosma que grudava na chuteira dos atletas.
Com isso, tomou-se a decisão de retirar o composto e trocar por cortiça, que é um produto natural e não derrete.
No teste dos laboratórios credenciados pela Fifa, são analisados fatores como rolagem da bola e planicidade do gramado, entre outros fatores.
Assim que tiver a aprovação da entidade máxima do futebol, o Palmeiras poderá indicar o Allianz como seu estádio para os duelos da Libertadores.
Sub-20 treinou no Allianz nesta segunda
O Palmeiras fez, na manhã desta segunda-feira (18), o primeiro teste no “novo gramado” do Allianz Parque.
Usando atletas da equipe sub-20 (o elenco profissional está de folga), o Verdão experimentou a grama sintética após aplicação da cortiça importada da Europa pela Real Arenas, braço da WTorre responsável pela manutenção do estádio.
Estiveram presentes o auxiliar-técnico Vítor Castanheira, da comissão de Abel Ferreira, além de membros do Departamento de Futebol profissional e de base do Alviverde.
Em rápida conversa com a ESPN, alguns atletas da base do Verdão descreveram o campo como “ótimo”, apesar de terem ressaltado que possuem pouca experiência atuando no local.
O clube também já marcou uma nova atividade no Allianz Parque. Nesta terça-feira (18) pela manhã, os garotos do sub-20 voltarão a trabalhar no estádio.
Com tudo isso, tornou-se grande a chance da arena ser usada pelo Palmeiras na semifinal do Campeonato Paulista.
Teoricamente, a equipe deveria informar à FPF (Federação Paulista de Futebol) o local em que quer mandar a partida do Estadual até esta segunda-feira.
No entanto, por causa do sorteio dos grupos da CONMEBOL Libertadores, o processo será adiado, já que a FPF precisa esperar a definição das partidas da competição continental para ajustar a tabela do Paulista.
Dessa forma, caso o campo passe nos testes, o Verdão pode indicar o Allianz Parque como casa da semifinal, retornado ao seu estádio após longa ausência.
Próximos jogos do Palmeiras
-
Novorizontino (C) – a confirmar – Campeonato Paulista