Finalista do Campeonato Mineiro com o Cruzeiro, o técnico Nicolás Larcamón terá seu primeiro desafio internacional à frente do time celeste nos próximos dias. O treinador comandará a equipe em busca do título da Copa Sul-Americana, torneio em que ele não teve bom desempenho nas vezes em que disputou. A participação mais recente terminou de maneira ‘traumática’ para o profissional de 39 anos.
Larcamón disputou a competição internacional em duas oportunidades pelo mesmo clube, porém, não conseguiu nem passar da primeira fase. No início da carreira como treinador, o argentino teve a missão de levar o modesto Deportivo Anzoátegui, da Venezuela, à etapa seguinte, mas falhou.
A primeira tentativa de Larcamón foi em 2016. O Anzoátegui venceu o Sport Huancayo por 2 a 1, em Puerto La Cruz, em 11 de agosto, e largou em vantagem na disputa. Contudo, foi derrotado por 1 a 0, no duelo de volta, em Huancayo, no Peru, em 18 de agosto, e acabou eliminado devido ao gol sofrido em casa – critério de desempate ainda utilizado pela Conmebol.
Já o trabalho do treinador na Sul-Americana do ano seguinte teve resultado ainda mais frustrante. O time venezuelano triunfou por 3 a 0 sobre o Huracán, na partida de ida, em 1º de março de 2017, mas tomou uma virada histórica no confronto de volta.
A equipe goleou o Anzoátegui por 4 a 0, em Buenos Aires, na Argentina, em 31 de maio, e avançou para a segunda fase do torneio.
Objetivo em 2024
No Cruzeiro, Nicolás tentará fazer diferente. Logo em suas primeiras entrevistas na Toca da Raposa 2, o comandante celeste afirmou que o clube apostará suas fichas na Sul-Americana, para, quem sabe, voltar a disputar a Copa Libertadores em 2025.
“Vai ser uma volta muito gratificante para nós como organização, a torcida, de ver o Cruzeiro no plano internacional. Para nós é um grande objetivo na temporada, fazer uma participação boa, competir até as fases decisivas”, iniciou.
À época, Larcamón também disse que é preciso ter cautela e dar um passo de cada vez para não se frustrar. Internamente, o Cruzeiro vislumbra chegar à decisão da Sula, mas sem perder o foco da Série A do Campeonato Brasileiro.
“É um torneio exigente, terão equipes tanto do Brasil quanto da Argentina, equipes grandes envolvidas, serão grandes confrontos. Quando chegar o momento, estaremos com muita gana e ilusão de poder fazer uma participação boa e só depois sonhar com o mais grande (título)”.
– Nicolás Larcamón, técnico do Cruzeiro.
Cruzeiro na Sul-Americana
O Cruzeiro caiu no Grupo B da Sul-Americana ao lado de Unión La Calera (Chile), Universidad Católica (Equador) e Alianza FC (Colômbia). A Conmebol sorteou as chaves do torneio nessa segunda-feira (18/3), em Luque, no Paraguai.
Duas vezes campeão da Copa Libertadores, quatro da Série A e seis da Copa do Brasil, o Cruzeiro está entre os clubes mais vitoriosos do país. Já La Calera, Católica e Alianza não fazem parte da lista de tradicionais de suas nações.
A estreia celeste será diante da Universidad Católica, na altitude de Quito, no Equador, a 2.850 metros acima do nível do mar. O compromisso pela rodada de abertura do Grupo B será na semana do dia 3 de abril – com possíveis datas para terça (2/3), quarta (3/3) ou quinta-feira (4/3).
Calendário da Raposa no Grupo B da Sul-Americana
1ª rodada – semana de 3 de abril
- Universidad Católica x Cruzeiro
2ª rodada – semana de 10 de abril
- Cruzeiro x Alianza FC
3ª rodada – semana de 24 de abril
- Unión La Calera x Cruzeiro
4ª rodada – semana de 8 de maio
- Alianza FC x Cruzeiro
5ª rodada – semana de 15 de maio
- Cruzeiro x Unión La Calera
6ª rodada – semana de 29 de maio
- Cruzeiro x Universidad Católica