Campinas, SP, 19 (AFI) – Eliminado ainda na fase de grupos do Paulistão e com uma campanha bem abaixo do que o torcedor esperava, no qual brigou contra o rebaixamento até a última rodada, o Guarani se viu em uma situação complicada para buscar uma vaga na Copa do Brasil de 2025. Esse pode ser o terceiro ano seguido do time campineiro fora do torneio nacional – 2023 e 2024.
Agora, o Guarani terá dois caminhos para não ficar de fora da Copa do Brasil do próximo ano. As alternativas são as seguintes: a primeira e mais difícil é ser campeão da Série B, o que daria vaga direta na terceira fase do torneio nacional.
A outra possibilidade seria participar da Copa Paulista, já que a Federação Paulista de Futebol designa uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte para o campeão ou vice do torneio estadual. A competição acontece simultânea a Série B, então o Guarani teria que montar um time alternativo para brigar pelo título.
VAGAS VIA PAULISTÃO
o todo, depois da mudança na designação de vagas para Copa do Brasil, a FPF tem direito a seis lugares. Cinco via Paulistão e uma via Copa Paulista. No estadual, Palmeiras, Bragantino, Novorizontino, Santos e São Paulo garantiram vaga, mas dependendo de seus desempenhos em outras competições, podem dar as vagas a Inter de Limeira, Ponte Preta, Portuguesa e São Bernardo, que estão na ‘lista de espera’.
Ao todo as federações estaduais serão encarregadas por 80 vagas e as 12 restantes ficarão com os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e com os classificados para a Copa Libertadores. As vagas restantes ficam com as equipes melhor colocadas na Série A.
Confira também:
- Guarani anuncia chegada de atacante revelado pelo Santos e com passagens por seleções de base