O atacante Renyer, ex-Santos, acertou com o Guarani para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. O Peixe decidiu não renovar com o Menino da Vila e a opção do próprio atleta de buscar outro desafio fora da Baixada Santista. Ele deve encarar o Alvinegro no Brasileirão defendendo o Bugre.
O contrato do jogador não aparecia mais registrado na FPF (Federação Paulista de Futebol) por uma diferença entre uma regra da Fifa e a Lei Geral do Esporte. Na última renovação, ele ainda era menor de idade quando assinou um vínculo de três anos (prazo máximo permitido pela Fifa para o primeiro contrato), com mais dois automáticos (para chegar aos cinco anos, prazo máximo da Lei Geral do Esporte).
No último 30 de novembro, encerrou o contrato federativo e a prorrogação do vínculo dependia do Peixe, o que não foi a vontade da diretoria. Na época, a multa rescisória imposta era de 100 milhões de euros. Renyer recebia um salário considerado alto para um atleta de base, cerca de R$ 100 mil, e a expectativa já era de uma saída.
Renyer teve altos e baixos no Santos. O garoto estreou no profissional na vitória sobre o Internacional de Limeira por 2 a 0, na Vila Belmiro, pelo Paulistão de 2020, sob o comando do português Jesualdo Ferreira. Ele tinha 16 anos, seis meses e 18 dias. No estadual, também ganhou minutos diante na vitória sobre Botafogo-SP (2×0 na Vila) e derrota para o Ituano (2×0 no Novelli Júnior).
Depois, voltou a jogar pelo principal em janeiro de 2021 com o técnico Cuca. Ele entrou na derrota para o Atlético Mineiro por 2 a 0, no Mineirão, em jogo válido pelo Brasileiro de 2020, por conta da pandemia. Naquele jogo, a comissão técnica decidiu poupar o time titular e levar jovens da base já que o confronto foi quatro dias antes da grande final da Libertadores.
No mesmo ano, o técnico Ariel Holan fez uma série de ‘laboratório’ no Paulistão e Renyer voltou a ser utilizado no profissional. Ganhou minutos no empate sem gols com o Botafogo-SP (0x0 na Vila) e nas derrota para o Novorizontino (1×0 no Jorjão), diante o Corinthians (2×0 na Arena Corinthians) e Palmeiras (3×2 no Allianz).
Foram duas lesões de ligamento cruzado anteriordo joelho direito na carreira. A primeira em março de 2020 durante um treinamento da Seleção Brasileira Sub-17. Já a segunda em julho de 2022 após na derrota para o Corinthians por 1 a 0, no Parque São Jorge, pelo Brasileiro Sub-20.
Nas categorias de base do Santos, Renyer sempre se destacou e já acumulava convocações para a Seleção de base. Viveu momentos no profissional sendo promovido de forma precoce e as lesões atrapalharam o garoto de manter uma sequência consolidada no Santos. Ele atuava como ponta, na beirada e passou até jogar mais centralizado depois da LCA.
Leia também:
Compartilhe essa notícia, escolha a sua rede!