O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, atualizou o status das negociações pela compra do terreno no Gasômetro onde o Flamengo sonha construir seu estádio próprio. Embora diga que a preferência do clube é adquirir o terreno, Landim disse que o Flamengo tem “duas opções” caso as negociações com a Caixa Econômica Federal não tenham sucesso.
“Existem duas outras opções que a gente tem, mas de fato lá [no Gasômetro] é a nossa opção. Se porventura a gente não conseguir lá a gente vai passar para a segunda opção”, disse ele à ESPN.
➕Flamengo tem dinheiro em caixa para comprar à vista o Gasômetro
Embora o presidente não tenha citado quais seriam esses locais, é possível especular quais seriam as alternativas que o Flamengo teria ao terreno do Gasômetro, já que a busca por um local para o estádio próprio já leva alguns anos. O MRN lista possíveis alternativas:
Barra da Tijuca
Desde o fechamento do antigo parque de diversões Terra Encantada em 2010, ele é constantemente citado pela torcida como possibilidade de local para um estádio do Flamengo. Em 2022, aliás, o local chegou a ser oficialmente citado pela diretoria como plano B para a localização de um novo estádio antes da escolha pelo terreno no Gasômetro como foco principal. Além disso, o clube também já sobrevoou terrenos na Barra e chegou a anunciar que escolheu um ideal em 2017. Por fim, o Parque Olímpico, também na Barra, também já apareceu como opção.
Deodoro
A área pertencente ao Exército foi usada como um dos locais de disputa da Olimpíada em 2016. Na época, o prefeito Eduardo Paes revelou um pedido do Flamengo a fim de usar o terreno usado para o estádio de rúgbi para construir o seu estádio. De volta ao cargo, Eduardo Paes voltou a citar Deodoro como o melhor local para o Flamengo construir o estádio.
Manguinhos
Em 2017, o Flamengo chegou a assinar um contrato de prioridade para a aquisição de um terreno de 160 mil quadrados do Grupo Peixoto de Castro, em Manguinhos, vizinho à Avenida Brasil, principal via de circulação do Rio de Janeiro. Em abril de 2018, porém, o Flamengo desistiu da compra. Isso porque a violência da região teria pesado contra a decisão. É possível, porém, que o Flamengo tenha voltado a procurar este ou outros terrenos na área.
Niterói
Também em 2017, o então presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello se reuniu com o então prefeito de Niterói para discutir a possibilidade da construção de um estádio do Flamengo no Caminho Niemeyer, local turístico da cidade vizinha ao Rio projetado pelo arquiteto rubro-negro Oscar Niemeyer. As negociações não foram adiante, mas a alternativa segue existindo.
Duque de Caxias
Em 2010 o então prefeito de Duque de Caxias, maior cidade da Baixada Fluminense, ofereceu ao Flamengo um terreno próximo à Avenida Presidente Kennedy e à saída da Linha Vermelha para a Rodovia Washington Luís. O status atual deste terreno é desconhecido, mas a Baixada é uma opção para a localização de um terreno alternativo para o Flamengo.