Veja gols da última rodada da série A2 do Paulista
Como terminou a primeira fase na quarta colocação, com 23 pontos, o XV terá o direito de decidir a vaga contra a Portuguesa Santista em casa.
O primeiro jogo está marcado para domingo, às 11h10, no Ulrico Mursa, enquanto a volta será na próxima quarta-feira, no Barão da Serra Negra, às 20h. O Nhô Quim ainda terá de passar pelas semifinais para voltar à elite estadual.
Comercial e XV de Piracicaba – Série A2 do Paulista — Foto: Kaio Nogueira/Comercial FC
Desde quando passou a disputar a divisão novamente depois do rebaixamento em 2016, o XV só ficou fora do mata-mata no primeiro ano.
A partir de 2018, o cenário começou a mudar, mas ainda sem atingir o objetivo esperado. Mesmo disputando todos os mata-matas neste período, o XV não conseguiu êxito.
Na trave quatro vezes
Em 2018, o formato de disputa da competição era outro, e apenas os quatro primeiros avançavam para a segunda fase. O XV ficou em quarto e caiu na semifinal, vendo o Guarani garantir a volta à elite.
Alegria de um lado e tristeza do outro: confira clima nas torcidas do Guarani e do XV
Já em 2019, quando o formato mudou para oito classificados, o XV eliminou o Juventus nas quartas, mas perdeu o acesso para a Inter de Limeira, na semifinal, em disputa de pênaltis.
Inter de Limeira x XV de Piracicaba — Foto: Marcos Ribolli
O cenário parecia mudar em 2020, quando, após ficar em sexto, o XV despachou a Portuguesa nas quartas. Na semifinal, o time abriu o placar jogando fora de casa contra o São Caetano, depois de empatar na ida, mas sofreu a virada e foi novamente eliminado.
São Caetano conquista acesso com virada sobre o XV e volta ao Paulistão
Nos dois anos seguintes, o empecilho do Nhô Quim foi nas quartas de final. Após ficar entre os oitos melhores, caiu diante do Oeste, em 2021, e para o São Bento, em 2022 – essa com direito a goleada em casa por 5 a 1.
XV de Piracicaba é goleado pelo São Bento e se despede da Série A2
O contexto de eliminação na semifinal voltou no ano passado e, novamente, com goleada. Após avançar da Portuguesa Santista, o XV enfrentou a Ponte e saiu derrotado por 5 a 0 no placar agregado.
Lance de Ponte x XV de Piracicaba, pela Copa Paulista — Foto: Karen Fontes/Especial PontePress
Agora o XV de Piracicaba tem novamente a chance de, enfim, quebrar a sina negativa. O jogo contra a Portuguesa ainda não tem data definida, mas o Nhô Quim já sabe que terá a torcida a seu favor.
Em caso de igualdade na soma dos placares nos jogos (uma vitória para cada lado pela mesma diferença de gols ou dois empates), a decisão da vaga vai para os pênaltis. Para subir à Série A1, é preciso avançar nesta fase e ainda chegar na final.
Assista aos vídeos do Globo Esporte Campinas e região: