O treinador Luiz Felipe Scolari se despediu na tarde desta quinta-feira (20) do elenco do Atlético e demais funcionários na Cidade do Galo, CT alvinegro em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nesta manhã, o Galo oficializou a saída de Felipão e do auxiliar Carlos Pracidelli.
A oficialização da saída foi feita após reunião realizada na Cidade do Galo entre o presidente do Atlético, Sérgio Coelho, e Felipão. Segundo a nota oficial, a saída foi decidida “de forma consensual”.
“Luiz Felipe Scolari não é mais o técnico do Galo. De forma consensual, Clube e treinador acertaram o fim do vínculo na manhã desta quarta-feira (20). O Galo agradece a Felipão e seu auxiliar Carlos Pracidelli pelos serviços prestados e deseja-lhes sucesso no seguimento de suas carreiras”, escreveu o Atlético.
Lucas Gonçalves, auxiliar técnico permanente do Galo, assumiu a equipe de forma interina. O argentino Gabriel Milito é considerado o plano A da diretoria neste momento para assumir o comando do time do Atlético.
Números no Atlético
À frente da equipe atleticana desde junho de 2023, após saída do argentino Eduardo Coudet, Felipão somou 41 jogos, com 19 vitórias, dez empates e 12 derrotas. Em 2024, foram cinco triunfos, dois empates e três derrotas em dez jogos. A última partida do Atlético foi no domingo (17).
Na ocasião, o Galo foi derrotado pelo América por 2 a 1 em clássico no Independência, em Belo Horizonte, pela volta da semifinal do Campeonato Mineiro.
Mesmo com o revés, o Galo avançou para a final, a ser disputada contra o arquirrival Cruzeiro. O jogo de ida, na Arena MRV, casa alvinegra em BH, irá ocorrer em 30 de março, um sábado.
Atlético em 2024
Além do Mineiro, o Atlético terá pela frente em 2024 a Copa Libertadores, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Em 2023, com Felipão, o Galo foi terceiro colocado do Brasileirão.
Felipão
Antes de chegar ao Galo, Felipão estava no Athletico-PR como diretor técnico desde o fim de 2022. Ele foi o treinador do Furacão entre maio e novembro daquele ano, quando decidiu se aposentar da função até aquele momento.
Aos 75 anos, o gaúcho tem uma extensa carreira como treinador. Ela foi iniciada em 1982, e o técnico já comandou: CSA, Juventude, Brasil de Pelotas, Al-Shabab-SAU, Pelotas, Grêmio, Goiás, Qadsa-KUW, Kuwait, Coritiba, Al-Ahli Jeddah-SAU, Atlético-GO, Criciúma, Júbilo Iwata-JAP, Palmeiras, Cruzeiro, Brasil, Portugal, Chelsea-ING, Bunyodkor-UZB, Guangzhou-CHN e Athletico-PR.
Scolari marcou época com a Seleção Brasileira, ao ser campeão da Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e no Japão. Entre outros títulos expressivos da carreira, estão duas Copas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros, quatro Copas do Brasil, uma Copa das Confederações e uma Champions League da Ásia.
Participe dos canais da Itatiaia Esporte:
- YouTube
- Threads
- Canal WhatsApp
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.