O Botafogo vai ter que percorrer longas distâncias na fase de grupos da Libertadores-2024, mas deve encontrar um cenário mais favorável do que os demais brasileiros em seus jogos fora de casa contra LDU, Junior Barranquilla e Universitario. Essa foi a avaliação do jornalista Eric Faria, do SporTV, que analisou todos os estádios em que os brasileiros vão atuar.
Eric Faria classificou os estádios em “alçapão“, “padrão Fifa” e “plateia“. Os estádios Casa Blanca, Metropolitano Roberto Meléndez e Monumental de Lima foram colocados na segunda coluna.
– O Casa Blanca é um estádio bacana, é até modelo na América do Sul pela forma que dispõe dos camarotes, um estádio confortável, com gramado ótimo. O Monumental de Lima recebeu a primeira final única da Libertadores, é um estádio enorme, a torcida do Universitario é uma torcida quente, lota, mas pelo tamanho do estádio não se transforma num caldeirão. E o Metropolitano de Barranquilla é a casa da seleção colombiana, um estádio superconfortável, grande, tem estátua da Shakira para quem quiser tirar uma foto… É legal também – disse Eric.
– O Botafogo vai ser o time que mais vai viajar entre os brasileiros, mas é o que vai ter os melhores estádios para jogar, os mais confortáveis, os maiores. O Fluminense, que talvez tenha as menores viagens, vai jogar nos maiores alçapões – concluiu o jornalista, lembrando que o grupo tricolor tem Alianza Lima, Cerro Porteño e Colo-Colo.
🏟️ Veja como ficou a classificação dos estádios nos quais os brasileiros vão atuar na fase de grupos da Libertadores:
ALÇAPÃO: Alejandro Villanueva (Alianza Lima), Nueva Olla (Cerro Porteño), Nuevo Gasómetro (San Lorenzo), Monumental de Santiago (Colo-Colo), Olímpico UCV (Caracas) e Campeón del Siglo (Peñarol)
PADRÃO FIFA: El Campín (Millonarios), Hernando Siles (Bolívar e The Strongest), Monumental de Guayaquil (Barcelona-EQU), Casa Blanca (LDU), Monumental de Lima (Universitario) e Metropolitano (Junior Barranquilla)
PLATEIA: CAP Acero (Huachipato)