O Athletico conheceu seus adversários da fase de grupos da Sul-Americana na segunda-feira (18) e já tem o calendário completo dos jogos. O Furacão enfrenta Sportivo Ameliano-PAR, Rayo Zuliano-VEN e Danubio-URU.
A curiosidade é que todos os adversários jogarão em estádios que não são suas casas. O time paraguaio, primeiro rival, vai mandar o duelo contra o Furacão no estádio Nueva Olla, casa do Cerro Porteño. Isso porque sua própria cancha, o José Tomás Silva, que fica no bairro Virgen del Huerto, é bastante acanhado e comporta apenas 800 pessoas. Ou seja, não tem estrutura para receber o confronto.
O novato paraguaio está na primeira divisão do país desde 2022 e fez história ao conquistar a Copa Paraguai naquele ano e a Supercopa do Paraguai na temporada passada. Os títulos levaram o time à disputa da Sul-Americana. No ano passado, o Ameliano foi eliminado ainda na primeira fase do torneio pelo Guaraní.
Estádio José Tomás Silva, casa do Sportivo Ameliano
Nueva Olla, onde o Athletico vai enfrentar o Ameliano
O segundo jogo como visitante do Athletico será contra o Danubio no dia 24 de abril, pela terceira rodada. A expectativa era de que o o time uruguaio jogasse em seus domínios no Estádio Jardines del Hipódromo, que tem capacidade para 18 mil pessoas, mas o duelo foi agendado para o Estádio Centenário, local onde o Furacão tem boas lembranças quando conquistou o bicampeonato da Sul-Americana, em 2021.
O Danubio se denomina “a universidade do futebol uruguaio” e revelou, por exemplo, Edison Cavani e o David Terans, que fez história no Athletico. O time passou pelo Montevideo Wanderers na primeira fase desta edição da Sula.
Estádio Jardines del Hipódromo, casa do Danubio
Estádio Centenário, em Montevidéu
Já o duelo contra o Rayo Zuliano, da Venezuela, será em 8 de maio. O time é da cidade de Maracaibo a quase 700 km da capital. A equipe manda seus jogos do recém reformado José Encarnación Romero, com capacidade para mais de 45 mil torcedores e que foi palco da Copa América 2007, mas terá de atuar no Estádio Olímpico Nacional Brígido Iriarte, em Caracas, por exigência da Conmebol.
O time venezuelano se fundiu com o Zulia em 2023 e herdou a vaga na primeira divisão local. Nesta temporada, fez oito jogos, com apenas uma vitória, dois empates e cinco derrotas – entre eles, o duelo contra o Deportivo La Guaira pela primeira fase da Sul-Americana, que terminou 0 a 0 e foi vencido nos pênaltis por 4 a 2.
Estádio Estadio José Encarnación “Pachencho” Romero, casa do Rayo Zuliano
Estádio Olimpico Brígido Iriarte de Caracas, onde o Athletico vai enfrentar o Rayo Zuliano
Cuca analisa rivais da Sul-Americana
O técnico Cuca analisou os adversários “desconhecidos”, mas pregou cautela e respeito na competição que inicia daqui duas semanas.
“Os adversários não são tão conhecidos, mas a gente sabe que temos que ter cuidado e respeito a todos. O Zuliano, da Venezuela, é um time novo, mas eu me lembro de uma participação dele já (sic). O Danubio é uma equipe média do Uruguai. E o do Paraguai é o time que vem surpreendo, ganharam do Olimpia um mata-mata para chegar na Sul-Americana, então merece todo cuidado”, afirmou à Rede Furacão.
“A caminha é longa. Essa Sul-Americana tem times importantíssimos, acostumados com Libertadores e ainda vamos ter outros que serão eliminados e vão vir disputar. Então, a competição tende a ser bem dura. Mas, o mais importante, é a gente estar bem preparado”, completou.
Confira os dias dos jogos do Athletico na Sul-Americana
- 02/04, às 19h: Sportivo Ameliano x Athletico – Nueva Olla (Assunção) – (Star + e ESPN)
- 09/04, às 21h30: Athletico x Rayo Zuliano (Ligga Arena) – (Star +, ESPN e SBT)
- 24/04, às 19h: Danubio x Athletico – Estádio Centenário (Montevidéu) –
- 08/05, às 19h: Rayo Zuliano x Athletico – Estádio Olimpico Brígido Iriarte (Caracas) – (Paramount +)
- 15/05, às 19h: Athletico x Danubio – (Ligga Arena) – (Star + e ESPN)
- 30/05, às 19h: Athletico x Sportivo Ameliano – (Ligga Arena) – (Star + e ESPN)
Não perca nada
Receba as notícias do UmDois direto no seu WhatsApp!
Fique por dentro