O Corinthians passou por muitas mudanças no elenco, com a saída de 12 jogadores em relação ao ano passado, a manutenção de 13 atletas, além da contratação de 11 reforços e a promoção de dez jogadores das categorias de base. O executivo de futebol admite que ainda busca mais nomes.
– Não tenho dois meses de clube, tamanho de situações que aconteceram. Hoje, dia 20 de março, até aqui toda a mudança que o clube teve, de comissão, jogadores, 11 que chegaram, meninos da base e com tudo isso que aconteceu estamos em um momento iniciando um ano, na verdade, com um elenco não 100%, sempre aberto a algumas situações, mas elenco em quantidade nas posições está muito mais equilibrado.
– A comissão conhecendo ainda mais os jogadores e preparando nesse tempo que a equipe tenha um entrosamento maior, correções que precisam ser feitas. O António vai ter essa oportunidade de realizar alguns jogos-treino, aumentar a carga e realmente inicie esse ano, a estreia contra o Racing e a gente consiga aproximar dos objetivos que temos traçados para esse ano, são grandes e à altura do Corinthians – disse Fabinho, em entrevista à Corinthians TV.
Fabinho Soldado, executivo de futebol do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Por meio de uma cláusula no Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas, a CBF permite contratações entre os dias 01 e 19 de abril. Neste caso, as equipes podem contratar apenas jogadores que foram inscritos em algum campeonato estadual no primeiro trimestre. A última janela vai do dia 10 de julho de 2024 a 2 de setembro de 2024.
– A concorrência é grande, enfrentamos a dificuldade da janela, ela é muito prejudicada e até que a CBF de alguns anos vem fazendo alguns ajustes. Teremos uma segunda oportunidade em abril, esticou um pouco e teve essa flexibilidade que ajuda. Temos uma dificuldade de mercado, temos que ser criativos, temos uma dificuldade da parte financeira, de orçamento, o clube está vivendo um momento de reestruturação e o torcedor tem entendido isso.
– Temos sido criativos para conseguir passar por essa dificuldade, mas o Corinthians é uma grande marca, torcida e temos alguns pontos que nos ajudam. Mas as dificuldades são as que citei: calendário, janela e a reestruturação financeira que é delicada – revelou Fabinho.
Fabinho Soldado conversa com jogadores do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O executivo de futebol do Corinthians comentou sobre o trabalho no dia a dia do clube e sobre a forma como gerencia a busca por reforços no mercado.
– Seria muito simples e fácil se fosse apenas a contratação. Você tem que analisar antes do jogador chegar você tem de estar em constantes reunião com treinador, comissão técnica, departamento de scouting, avaliar o atleta, personalidade, perfil e chegar no final dessa ficha avaliativa se é positiva ou não, chegar no nome, ter contato com agente, atleta e isso é muito trabalhoso. O Corinthians está muito bem estruturado em todas essas coisas – finalizou o dirigente.
GE Corinthians analisa o grupo do Corinthians na Copa Sul-Americana
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge