No Chile, em 1962, foi a primeira vez que o Brasil entrou em uma Copa do Mundo defendendo um título, após vencer a primeira competição em 1958. Na época, nomes como Pelé já faziam parte da lista dos melhores atletas do mundo, porém, outros destaques consagraram-se na competição, como Garrincha, Amarildo e Djalma Santos. Saiba o que aconteceu com os craques e relembre a campanha do segundo título da Seleção Brasileira.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Como estão os jogadores da Seleção Brasileira do Penta, 22 anos depois
Após mais de seis décadas da competição, os nomes da Seleção Brasileira de 1963 ainda são lembrados e referenciados como grandes atletas. Por isso, selecionamos cinco maiores craques da Copa do Mundo do Chile, e ainda apresentamos a escalação completa do time brasileiro que foi comandado pelo técnico Aymoré Moreira e pelo capitão Mauro.
Relembre os craques do Bicampeonato da Seleção Brasileira
Selo comemorativo ao Bi da Copa (Foto: Reprodução)
Garrincha em 1962 e em fotos na homenagem do Museu do Futebol (Foto: Reprodução, Museu do Futebol)
Amarildo no Milan, apos a Copa e em uma aparição recente (Foto: Reprodução, Museu da Pelada)
Djalma, em 62, e em um registro posterior, antes da morte aos 84 (Foto: Reprodução)
Mauro, em 62, e depois na década de 80 (Foto: Reprodução)
Técnico Aymoré em 62 e em uma das últimas aparições, antes de morrer em 1998 (Foto: Reprodução, YouTube)
Continua depois da publicidade
Garrincha
Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Garrincha, foi um dos grandes nomes do futebol mundial e, na Copa de 1962, teve sua consagração. Após a lesão de Pelé, tornou-se o principal destaque e terminou como artilheiro, com 4 gols. Garrincha era conhecido pelos seus dribles espetaculares, realizados sempre com agilidade e elegância.
Nascido em outubro de 1933, tinha 28 anos na Copa do Chile. Foi o primeiro jogador da história que ganhou uma Bola de Ouro, como melhor jogador da Copa, e a Chuteira de Ouro, como artilheiro da competição. E realizou todo esse sucesso apesar de diversos problemas de saúde, como diferença de tamanho entre as pernas, que o dava o apelido de “anjo de pernas tortas”.
Depois da aposentadoria, enfrentou crises e faleceu jovem, apenas aos 49 anos, em 1983, no Rio de Janeiro. A causa da morte foi uma cirrose hepática, após um coma alcoólico.
Amarildo
O atacante Amarildo é relembrado sempre como um dos nomes da Copa de 1962. Especialistas apontam até que ele e Garrincha teriam vencido a Copa pelo Brasil, “sozinhos”. Na época, tinha apenas 22 anos e iniciava ali uma carreira de muito sucesso no futebol brasileiro.
Continua depois da publicidade
Após aposentar as chuteiras de atacante, chegou a ter experiências como técnico. Em uma de suas aparições recentes, em entrevista ao blog Museu da Pelada, Amarildo falou sobre a vida após o futebol e relembrou os feitos da Copa do Chile.
Djalma Santos
Além da Copa de 1962, Djalma Santos também participous de mais três: 1954, 1958 e 1966. Foi eleito o maior lateral-direito de todos os tempos e a campanha da Copa do Chile contribuiu para o feito. Na época, tinha 33 anos e já era considerado um grande craque.
A postura de Djalma, dentro e fora dos campos, também serve de referência para o esporte. O jogador brasileiro foi escolhido três vezes para a Seleção da Fifa e terminou a carreira sem ser ser expulso deuma partida. Morreu aos 84 anos de idade, em Minas Gerais.
Mauro
O zagueiro Mauro foi quem ergueu a taça do bicampeonato da Seleção Brasileira, aos 31 anos. Na época, era conhecido pela elegância, dentro e fora dos campos. Tanto que foi convidado para ser modelo da rede Ducal, famosa na época como uma grande rede de lojas de roupa masculina. Aposentou-se dos gramados no México, por volta de 1969, mas ainda foi técnico até 1974. Morreu em decorrência de um câncer no estômago, aos 72 anos.
Continua depois da publicidade
Aymoré Moreira
Quem conduziu a Seleção Brasileira ao título foi Aymoré Moreira, técnico que também fez carreira como jogador. Atuava, inclusive, como goleiro. Fez carreira em times como Bahia e Palmeiras. Nascido em 1912, tinha 50 anos quando conquistou a Copa. Morreu em 1998, aos 86 anos.
Elenco da Seleção Brasileira na Copa de 1962
Além dos craques destacados, a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1962 contou com um elenco incrível. Confira a seguir todos os convocados:
- Goleiros: Gilmar (Santos) e Castilho (Fluminense)
- Zagueiros: Mauro (Santos), Bellini (São Paulo), Zózimo (Bangu) e Jurandir (São Paulo)
- Laterais: Djalma Santos (Palmeiras), Nílton Santos (Botafogo), Jair Marinho (Fluminense) e Altair (Fluminense)
- Meio Campo: Zito (Santos), Didi (Botafogo), Zequinha (Palmeiras), Mengálvio (Santos)
- Atacantes: Garrincha (Botafogo), Zagallo (Botafogo), Vavá (Palmeiras), Pelé (Santos), Jair da Costa (Portuguesa de Desportos), Coutinho (Santos), Amarildo (Botafogo) e Pepe (Santos)
- Técnico: Aymoré Moreira
Leia também
Como estão os jogadores do Tricampeonato da Seleção Brasileira, 54 anos depois
Como estão os jogadores do Tetra da Seleção Brasileira, 30 anos depois