Apresentador lembrou as datas espalhadas dos Estaduais pelo Brasil e questionou a montagem do calendário do futebol nacional
- Matheus Camargo
- Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
- Links
Por Matheus Camargo Publicado 12:11 de 23/03/2024 Atualizado há 20 segundos
O tradicional calendário do futebol brasileiro é preenchido, no início dos anos, por 16 datas para Estaduais, que quase não se cruzam com as principais competições do país, enquanto em 2024 o início do Brasileirão vai se chocar com a fase de grupos da Copa Libertadores. O apresentador do Grupo Globo, André Rizek, lembrou que com isso, no Brasileirão Série A, vários clubes devem começar a disputa com times reservas.
Em seu X (antigo Twitter), André Rizek questionou a CBF e disse que os Estaduais, pouco valorizados – até mesmo financeiramente – são disputados “com toda calma”, enquanto Libertadores e Brasileirão se chocam e devem colocar equipes com escalações mistas em campo no torneio de pontos corridos.
Vale destacar que alguns times podem começar até mesmo a Copa Libertadores da América com times reservas, já que as finais dos Estaduais vão se chocar com a rodada de estreia do torneio continental.
O Flamengo, por exemplo, é um clube que pode passar por isso, já que disputa a final do Campeonato Carioca contra o Nova Iguaçu nos dias 30 de março e 7 de abril. Em meio a isso, no dia 2 de abril, viaja a Bogotá para enfrentar o Millonarios, da Colômbia, na primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.
No Paulistão, por exemplo, o Palmeiras é mais um clube que pode recorrer a um time misto, já que também está envolvido nas fases de mata-mata e pode chegar à final. A equipe pega o Novorizontino na semi, no Allianz Parque.